Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 8 de Novembro de 2011

Primeiro dia de Prova Brasil nas escolas municipais

Nesta semana, 20 mil alunos de 174 escolas municipais de Curitiba farão a Prova Brasil. O exame avalia o desempenho em português e matemática dos estudantes do 5º ano e da 8ª série do ensino fundamental das escolas públicas do país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

A avaliação começou nesta terça-feira (8) nas escolas das Regionais Bairro Novo, Boqueirão e Cajuru. Na quarta-feira (9), será a vez das unidades de Boa Vista, Santa Felicidade e Portão. Na quinta-feira (10), participarão as escolas de Pinheirinho, CIC e Matriz.
Na Escola Municipal Leonor Castellano, no bairro Boqueirão, 105 estudantes do 5º ano resolveram as questões da Prova Brasil nesta terça-feira. A escola tem a ótima média de 6,8 no Ideb e a meta agora é chegar a 7,0.

Se depender de Adler Henrique Santana e Maria Eduarda de Araujo, a média da escola será boa. Os dois são dedicados estudantes do 5º ano da escola e tiveram duas horas e meia para responder a prova e preencher a folha de respostas. 
"Fui melhor em português e não fiquei nervoso, a escola faz outras avaliações durante o ano, estamos acostumados", contou Adler. 
A estudante Camila Ferrero, de 9 anos, sentou-se na primeira fila da sala de aula e estava bastante concentrada para resolver as questões. "Foi legal e bem importante, pois vamos levar esses conhecimentos para o resto da vida", disse Camila.

Avaliação - A Prova Brasil é feita a cada dois anos e, com os resultados, é possível fazer um diagnóstico da situação da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino.

Por três vezes consecutivas, Curitiba foi a capital brasileira com melhor Ideb nos anos iniciais. Na mais recente avaliação, a cidade teve média de índice de 5,7 nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série).

"Esse momento é importante para toda a comunidade e os professores vão alertar os pais sobre a necessidade da participação dos filhos no exame", diz a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.

A prova começa às 8h30 para os alunos do turno da manhã e às 14h, para os da tarde. Os aplicadores do exame não fazem parte da rede municipal de ensino.

Os professores das escolas municipais podem colaborar para a realização de mais uma edição da avaliação. É importante manter a organização interna para um bom dia de prova, conversar com a comunidade escolar sobre a avaliação e, futuramente, conhecer os resultados do exame para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

História - a Prova Brasil foi criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem a prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município.

Ao conhecer o desempenho da unidade, a equipe de profissionais pode redirecionar as práticas educativas, busncado a melhoria da qualidade do ensino e o sucesso dos estudantes.

CALENDÁRIO DA PROVA BRASIL

Terça-feira (8)
Regionais Bairro Novo, Boqueirão e Cajuru

Quarta-feira (9)
Regionais Boa Vista, Santa Felicidade e Portão

Quinta-feira (10)
Regionais Pinheirinho, CIC e Matriz

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.