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Segunda, 19 de Abril de 2010

Dnit corrige erro em obra no interior do Paraná

Motoristas que trafegam entre São Mateus do Sul e União da Vitória, na região centro-sul do Paraná, utilizando as BRs 476 e 153, encontram muitos buracos na pista. Um recapeamento foi realizado no trecho, mas os benefícios da obra permaneceram por apenas 60 dias, conforme relatos de leitores encaminhados a O Estado. "A situação realmente é crítica", confirma o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Paraná, José da Silva Tiago.

No local estava sendo realizada uma manutenção melhorada, com a fresagem e colocação de uma nova capa asfáltica. "No entanto, houve falha de projeto. O documento apresentado pela superintendência anterior não contemplava a estrutura do pavimento e há problemas neste sentido, e não na capa asfáltica. Se não corrigir, não adianta uma nova capa. Por isso, determinei a paralisação da obra imediatamente", comenta Tiago.

De acordo com ele, já houve na sede do Dnit em Brasília a aprovação de um novo projeto, prevendo as mudanças na estrutura do pavimento da rodovia. Na semana passada, o órgão assinou a ordem de serviço para o reinício das obras de recuperação do trecho entre São Mateus do Sul e União da Vitória. A obra está dentro do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), do governo federal. "Vamos refazer o que ficou malfeito e o restante faremos conforme o previsto", explica o superintendente. O contrato com a empresa responsável pela obra determina o prazo de um ano para a recuperação da estrutura e da pavimentação e outros 12 meses de manutenção. Se houver algum problema neste período, o ônus ficará com a empresa. O serviço está orçado em R$ 22 milhões, aproximadamente.

Também na BR-476, o Dnit está concluindo as obras de recuperação entre São Mateus do Sul e Lapa. O trecho está dividido em três lotes, sendo que em dois deles os trabalhos já atingiram 80% da meta. Faltam apenas obras de acabamento. Toda a pista e os acostamentos estão prontos, segundo Tiago. Em um lote, as obras foram paralisadas e houve o reinício recentemente com o projeto revisado.

O Dnit ainda vai licitar, no mês que vem, as obras de manutenção, melhorias e adequação da BR-153 entre União da Vitória e a divisa com Santa Catarina. Neste trecho houve problemas com encostas e alteração no traçado da rodovia por causa disto. As obras preveem as correções no traçado, contenção das encostas, execução de terceiras faixas, passagens em desnível e pavimentação total das ruas laterais. "Está previsto o melhoramento com adequação porque há um conflito entre o tráfego da rodovia e o urbano", esclarece Tiago. A obra deve custar R$ 220 milhões.



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