Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 9 de Junho de 2010

Urbs orienta motoristas sobre uso obrigatório de cadeirinhas nos carros

Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A realizaram nesta terça-feira (8) uma blitz educativa sobre o uso correto dos equipamentos de segurança para transporte de crianças em veículos particulares, previstos pela Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A exigência do uso da cadeirinha, sob pena de multa, perda de pontos na carteira e apreensão do veículo, começaria a valer a partir desta quarta-feira (9), mas o Contran decidiu adiar o início da fiscalização para 1º de setembro.

As abordagens da Diretran foram feitas na esquina das ruas Anne Frank e Roberto Hauer, próximas à Linha Verde, com a participação da coordenadora da Unidade de Educação e Mobilidade da Urbs, Maura Moro.

Os motoristas foram informados de como usar corretamente cada um dos quatro equipamentos: o bebê-conforto, que deve ser usado por crianças de até um ano; cadeirinhas, de um a quatro anos; assentos de elevação, de quatro a sete anos e meio, além do cinto de segurança no banco traseiro para ocupantes com idades de sete anos e meio a dez anos.

"Apesar de o Contran ter suspendido temporariamente a fiscalização dos chamados dispositivos de retenção para o transporte de crianças em veículos, em todo o país, sem fixar uma nova data para autuar os faltosos, a Diretran continuará com os trabalhos de conscientização e informação, para que a resolução seja cumprida por motoristas e passageiros", explicou Maura.

Para Aline Ribeiro, mãe de um filho de oito anos, transportado sempre no banco traseiro e usando cinto abdominal, as ações de conscientização da Diretran devem ser constantes, para que quem dirige saiba como fazer esse transporte com segurança.

A opinião é compartilhada por José Jaime da Silva, que, mesmo sem filhos, ao receber os folhetos explicativos durante a abordagem pelos agentes da Diretran, elogiou a iniciativa e pensa que o início da fiscalização em todo o país, temporariamente adiada pelo Contran, deve acontecer o mais rápido possível. ?Apesar de ainda não temos filhos, de antemão sabemos que equipamento comprar e instalar no banco traseiro, porque é com ações preventivas como essas que a população é informada de como proceder para um transporte seguro?, disse Silva.

Segundo a Resolução do Contran, o bebê-conforto que conduz crianças de até um ano deve estar voltado, no banco traseiro, para o vidro traseiro, com leve inclinação, preso pelo cinto de segurança do veículo. As tiras devem ficar ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.

As cadeirinhas usadas por crianças de um a quatro anos devem ser instaladas de frente para o painel e presas pelo cinto de segurança do veículo. Assentos de elevação, próprios para a faixa de quatro a sete anos de idade, devem ser usados com o cinto de segurança de três pontos para que passe nos locais corretos do corpo da criança: pelo centro do ombro e do peito e sobre o quadril.

Dos sete anos e meio aos dez anos, a criança pode usar apenas o cinto de segurança quando conseguir apoiar as costas por inteiro no encosto e dobrar os joelhos na borda do banco. Nesse canso, o cinto passa pelo cento do ombro e sobre o quadril.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.