Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 11 de Junho de 2010

Capacitação de servidores para o combate ao trabalho infantil

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego iniciou nesta semana uma capacitação para seus servidores sobre o combate ao trabalho infantil. Neste sábado, 12 de junho, é o Dia Mundial e Nacional do Combate ao Trabalho Infantil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) usou o slogan "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil" na campanha deste ano, em razão da Copa do Mundo disputada agora em junho.

Todos os anos o Dia Mundial chama a atenção para a necessidade urgente de se eliminar o trabalho infantil. A meta de alcançar esse objetivo até 2016 foi o tema principal da recente Conferência Mundial contra o Trabalho Infantil, que se realizou em Haia, Holanda.

Em Curitiba, uma série de ações está sendo desencadeada em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. "O combate ao trabalho infantil é prioritário, pois é exercido pelas classes menos favorecidas. Não podemos adiantar o futuro desta forma. Diferente do que muitos pensam, o trabalho infantil não qualifica e sim, traz danos irreparáveis", afirmou Paulo Bracarense, secretário municipal do Trabalho e Emprego.

Durante a abertura da capacitação, na terça-feira (8) na Secretaria Municipal do Trabalho, foram abordados temas como a legislação e situação do trabalho infantil em geral. A Assistente Social Paula Calsavara, do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil disse que "existem muitos mitos com relação ao trabalho infantil que precisam ser quebrados. Criança precisa estudar e brincar."

Outra palestra foi voltada aos impactos do trabalho precoce sobre a saúde das crianças e adolescentes, proferida pelo médico do trabalho Hans Franke, do Ministério do Trabalho. "O trabalho infantil muitas vezes gera um adulto incapaz de realizar seu trabalho/profissão por questões de saúde", afirmou. As palestras foram feitas na terça e nesta sexta-feira (8 e 11).

A capacitação terá continuidade durante o mês de junho e ainda serão abordados os números/dados do trabalho infantil pela técnica do Dieese e do Observatório do Trabalho Lenina Formaggi.

A conclusão da capacitação ficará por conta da pedagoga e coordenadora do Programa Curitibano de Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PCETI) na Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Diorlanda Stoco, que abordará os programas, serviços e legislação municipal sobre trabalho infantil, nos dias 18 e 25 de junho. O Diretor de Planejamento e Relações do trabalho, Mauro Ignácio, afirmou que "o trabalho infantil penaliza a infância, agride a saúde e reforça a trajetória da pobreza."

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.