Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 11 de Junho de 2010

Hortas melhoram dieta de famílias das Moradias Laguna, no Tatuquara

Das origens do interior, a dona de casa Joana da Fonseca Pires trouxe o hábito de cultivar legumes e verduras para dentro do quintal da casa nova, nas Moradias Laguna, conjunto habitacional implantado pela Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), no Tatuquara. Joana faz parte de um grupo de 26 famílias que participam do projeto da Prefeitura de Curitiba, que estimula o cultivo de hortaliças em moradias populares.

"Sempre quis ter horta no fundo de casa, e agora tenho uma. Enquanto ficar aqui, vou sempre reservar um cantinho especial para alfaces, almeirão e temperos", conta Joana, que mora no Laguna há dois anos, junto com o marido Paulo Dercídeo e a filha Carolaine.

Quando morava na área irregular Terra Santa, Joana não podia cultivar horta pois a residência da família ficava às margens de um córrego que constantemente alagava o terreno. A mudança para a casa nova trouxe mais conforto, espaço e a horta de onde Joana colhe quiabo, tomate, rúcula e outros alimentos frescos e orgânicos.

Para estimular as famílias a cultivarem hortas caseiras, as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e do Abastecimento fazem reuniões com a comunidade e fornecem insumos e assistência técnica. Foi assim que Gislaine Fernandez, que trabalha com limpeza, montou também um pequeno canteiro onde cultiva couve, acelga e cebolinha. "É tão bom ver na mesa aquilo que a gente mesma plantou e cuidou", diz Gislaine.

Sempre que sobra uma folga entre o trabalho e os cuidados com o filho Caio Henrique, Gislaine corre atrás de terra "fértil" e adubo para incrementar a produção da horta. "Dou um jeito de sempre mexer aqui. Como está muito frio, ela não está tão bonita quanto eu gostaria, mas no calor dá gosto de ver minha horta bem verdinha", fala Gislaine.

O trabalho com as hortas começou em meados de 2009, e a meta da Prefeitura é conseguir a adesão de 180 das cerca de 400 famílias do Laguna. O mesmo será feito em outras áreas da Cohab, como no Terra Santa, vila que foi reurbanizada após a transferências das famílias que viviam em locais de risco.

Segundo a agente de educação ambiental que trabalha no Laguna, Aline de Oliveira, além de proporcionar uma alimentação mais saudável para as famílias, as hortas ajudam a manter os quintais mais permeáveis. "As pessoas acabam se afeiçoando ao cultivo e acabam deixando um espaço, por menor que seja, sem impermeabilizar com calçadas ou outra construção", diz Aline.

Outra função importante das hortas é o sentimento comunitário que elas despertam nas famílias. Prestes a se aposentar, a diarista Terezinha Aguiar Costa, tem uma das maiores hortas do conjunto Laguna. Em quase 20 metros quadrados de terra ela produz couve, alface, cenoura, brócolis e outros alimentos. Como a produção é grande, para ela que mora sozinha, acaba dividindo quase tudo com vizinhos.

"Todo mundo ganha coisas da minha horta, porque não preciso de tudo. Meu gosto mesmo é ficar cuidando dela, assim o tempo passa rápido e tenho motivo pra visitar as pessoas quando levo verduras", conta Terezinha. 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.