Terça, 15 de Junho de 2010
A cidade de Curitiba será representada na África do Sul na Casa Brasil 2014 (Brazil Sensational Experience), grande evento de promoção do país-sede da próxima Copa do Mundo, e que está sendo realizado em Joanesburgo durante a Copa de 2010. Todas as cidades escolhidas pela Fifa para sediar jogos do Mundial daqui a quatro anos foram convidadas pelo Governo Federal para divulgar e promover o país.
O grande pavilhão da Casa Brasil tem exibições dentro de inusitados cubos temáticos; uma exposição conta a história do Brasil nas Copas do Mundo (de 1930 a 2006), outra associa o tema futebol a aspectos tecnológicos, de inovação. Haverá módulos que mostrarão o que cada uma das 12 cidades tem de melhor.
A Casa Brasil é o grande ponto de referência do Brasil na África do Sul e onde foi dado o pontapé inicial das promoções do Governo Federal voltadas ao mundial de futebol. O objetivo é lançar a mais nova campanha da Embratur, apresentar as 12 cidades que vão sediar a Copa de 2014 e aproximar das cidades brasileiras possíveis investidores e parceiros dos organizadores, criando um ambiente favorável aos negócios. Para isso, salas de reuniões serão disponibilizadas às cidades-sede, além de um espaço multiuso e um espaço gourmet. A Casa Brasil também deverá atrair compradores, esportistas e a imprensa estrangeira, além de turistas do mundo todo.
Assim como as demais cidades-sede, o módulo de Curitiba tem painéis com imagens da cidade e do Paraná, um telão para a exibição de vídeos voltados para temas como meio ambiente, mobilidade, economia e negócios e turismo. O espaço será decorado com uma obra de arte do artista plástico curitibano Luiz Gagliastri - uma araucária estilizada feita de aço e pedras. Quem "passar" por Curitiba, na África do Sul, também poderá manipular publicações a respeito de aspectos da cultura paranaense.
A abertura da Casa Brasil será nesta terça-feira, dia de estréia do Brasil na competição. O espaço será aberto ao público até o dia 11 de julho, sempre das 14h às 18h. O espaço também terá festas temáticas e datas estão reservadas para a exibição de filmes. No dia 8 de julho, será lançada a logomarca da Copa Brasil 2014 e no dia 10 de julho, a Embratur apresenta uma nova campanha.
Os ministérios do Esporte, Turismo, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Comitê Organizador Local da Copa 2014, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) realizarão eventos na Casa Brasil.
Visita técnica - Uma equipe da Prefeitura de Curitiba estará na África do Sul durante a Copa não apenas para a Casa Brasil. No dia 26 de junho, será promovido em Joanesburgo o Workshop Brasil x África do Sul, que deverá facilitar a troca de experiências relacionadas ao desenvolvimento e execução dos projetos voltados à Copa do Mundo Fifa.
Também será realizado durante a Copa de 2010, o Programa Observadores da Fifa, destinado às próximas cidades-sede, que poderão conhecer melhor a infraestrutura dos estádios, aspectos ligados aos fan fests (eventos abertos onde o público pode acompanhar a transmissão dos jogos em telões) e aos programas de marketing.
Delegações técnicas das 12 cidades brasileiras foram convidadas e terão uma extensa programação em três cidades da África do Sul - Joanesburgo, Durban e Pretória - entre os dias 19 e 23 de junho. Organizada pela Diretoria de Marketing da Fifa, a programação inclui apresentações técnicas, visitas a estádios, centro de mídia, fan fests, além de jogos da Copa do Mundo.
"Esta será uma oportunidade para analisarmos todos os aspectos com os quais Curitiba trabalha para a Copa de 2014, desde a nossa chegada no aeroporto, formas de deslocamentos, serviço de táxi, infraestrutura que cada cidade construiu, tecnologia, informação e tudo o que pode interferir na realização do evento. Poderemos nos aproximar da realidade que vamos enfrentar em 2014 e avaliar se estamos no caminho certo", diz a engenheira Susana Costa, da assessoria técnica da Copa do Mundo, ligada ao IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).
Susana fez parte da comitiva técnica da Prefeitura que esteve na África do Sul há um ano, durante a Copa das Confederações. Naquela ocasião, participaram técnicos da assessoria da Copa, do IPPUC e do Instituto Municipal de Turismo. Com o suporte da Fifa, o grupo visitou cinco das nove cidades-sede e seis dos dez estádios que terão jogos na Copa de 2010, durante os sete dias de programação.