Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 22 de Junho de 2010

Ônibus do Adolescente Saudável ganha prêmio nacional

O Ônibus do Adolescente Saudável, da Prefeitura de Curitiba, recebeu neste sábado (19), em Brasília, o selo Município - Mundo de Boas Práticas de Prevenção 2008-2010, pelas ações de maior impacto na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

A premiação foi anunciada no encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Prevenção de DST e Aids e 1º Congresso Brasileiro de Hepatites Virais. O prêmio foi entregue pela diretora do Departamento de DST \ Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Mariângela Galvão Simão, às coordenadoras do Programa Adolescente Saudável, Júlia Cordellini, e do Programa Municipal de DST / Aids no período em que as ações do ônibus foram avaliadas, Mariana Thomaz.

"Prêmio merecido para um programa de sucesso, inédito, que comprova a preocupação da Prefeitura em priorizar o atendimento integral aos jovens curitibanos, mantendo-os longe das drogas e doenças e buscando um futuro melhor para todos", afirma o prefeito Luciano Ducci.

Das 31 ações nacionais inscritas para receber o prêmio, apenas seis foram premiadas. As demais experiências premiadas são dos municípios de São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Vitória da Conquista (BA), Batatais (SP) e Tupanciretã (RS).

Para a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, o prêmio é o reconhecimento do esforço da Prefeitura de Curitiba em propiciar aos adolescentes um recurso alternativo de aprendizagem, reflexão e debate sobre temas de interesse do grupo.

"O Ônibus do Adolescente é um componente importante do Programa Adolescente Saudável, que tem tido sucesso na redução de situações como infecção por HIV e DST, gravidez não-planejada, uso de drogas, violência e exploração sexual, obesidade, evasão escolar e acidentes em gera", disse.

Em Curitiba, 16,8% da população é formada por adolescentes. Isso corresponde a de 320 mil pessoas, das quais 70% (224 mil) são usuárias do Sistema Único de Saúde.  

Informação sobre rodas - O ônibus é uma das estratégias do Programa Adolescente Saudável para estimular o raciocínio e a construção do conhecimento sobre saúde integral entre o público de 10 a 19 anos. "A ideia é que essa garotada esteja conscientemente informada sobre os riscos a que pode se expor, como  engravidar antes da hora e adoecer de várias maneiras, mas que esses riscos podem ser evitados por meio das suas escolhas", resume a coordenadora do programa, Júlia Cordellini.

Para isso, o ônibus carrega de um lugar para outro material impresso, quadros imantados, jogos, kits, bottons, camisinhas, instrumentos musicais, DVDs, CDs e até fitas de vídeo. Os instrumentos são usados nas apresentações feitas no palco do próprio ônibus.

"Com a ajuda desses recursos, os jovens podem se informar sobre temas tão diferentes como nutrição,  mudanças no corpo dos adolescentes, planejamento familiar e saúde buca, conhecimentos que levam pela vida afora e podem compartilhar com amigos e familiares desde já e, no futuro, com os filhos", diz Júlia Cordellini. "Com isso, eles endem a se tornar pessoas melhor preparadas para a vida", acrescenta.

Sexualidade em destaque - A prevenção das DST e da aids, assim como o desenvolvimento da sexualidade saudável, estão entre os temas apresentados pela estrutura multimídia transportada pelo veículo e são os mais acessados pelo público.  De todas as áreas de interesse da saúde coletiva abordadas pelo ônibus, a referente a sexualidade foi visitada por 5,6 mil pessoas somente em 2008. 

Das cerca de 7,5 mil pessoas que desenvolveram aids na cidade desde que a epidemia começou a ser notificada, apenas 182 pertencem ao segmento adolescente. Por conta de ações educativas como as proporcionadas pelo ônibus e do diagnóstico precoce do HIV no pré-natal, as notificações vêm caindo ano após ano. Enquanto no ano 2000 houve 20 notificações, em 2008 foi apenas uma. A taxa de incidência na faixa é de 0,3 por 100 mil. A taxa de gravidez na adolescência, que já esteve perto de 20% há dez anos, agora é de 14%. 

A procura pelos assuntos oferecidos pelo Ônibus do adolescente Saudável, porém, é maior e diversificada. Desde 2005, quando começou a circular, ele recebeu a visita de 62,3 mil pessoas. Destas, 36,9 mil são adolescentes de 216 instituições de ensino ? 81 escolas municipais e 135 colégios estaduais - além de igrejas, empresas, abrigos e universidades. Os demais participantes são adultos que atuam na área de educação e ação social.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.