Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 24 de Junho de 2010

Alunos municipais entregam ao Ippuc pesquisa sobre uso da bicicleta

Um grupo de alunos da Escola Municipal Albert Schweitzer, localizada na CIC, entregou ao Ippuc - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba levantamento a respeito do uso da bicicleta como meio de transporte. O trabalho será apresentado durante a etapa regional do Campeonato de Robótica, organizado pela ong First e a empresa Lego, no mês de setembro, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

O estudo entregue é resultado de entrevistas feitas na região onde os alunos moram e estudam, pesquisas e leitura de materiais na internet. A pesquisa foi entregue no Instituto na tarde desta quarta-feira (23).

Os estudantes conversaram a respeito do levantamento que fizeram com o supervisor de planejamento do Ippuc, Ricardo Bindo, e a coordenadora de mobilidade urbana, Maria Miranda.
Os alunos representam o Twister Robótica, grupo vencedor da etapa nacional do campeonato na área de pesquisa, em 2009, e esperam repetir o sucesso em 2010.

A FLL (First Lego League) é um programa voltado ao incentivo à ciência e tecnologia. Participam crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. O programa propõe um desafio a cada ano e desta vez é o Smart Move, tema relacionado ao transporte. Cada desafio é dividido em duas partes - um projeto de pesquisa e a criação de um robô que deverá cumprir funções relacionadas ao tema transporte, como acessar lugares e evitar engarrafamentos, sempre de forma segura.

"Queremos chamar a atenção para o uso da bicicleta, como meio de transporte saudável. Acreditamos que é importante a implantação de ciclovias e ciclofaixas", disse Kauana Pimpão, de 14 anos, aluna da 8a série. Para isso, além da pesquisa entregue ao Ippuc, eles fazem apresentações sobre o trabalho, assistem a palestras, distribuem folhetos e conversam com a população.

A arquiteta Maria Miranda, que está à frente do desenvolvimento do Plano Diretor Cicloviário, conjunto de diretrizes que vai prever facilidades para o uso da bicicleta em Curitiba, falou sobre a implantação de novas ciclovias e o uso de ciclofaixas. A primeira da cidade será implantada na avenida Marechal Floriano Peixoto, a partir da Linha Verde, numa extensão de 4km. Pelo menos até o Terminal do Carmo, será usada a ciclofaixa. A partir deste ponto, até a divisa com São José dos Pinhais, poderá ser usada esta ou outra estrutura cicloviária.

A ciclofaixa da Marechal funcionará como experiência piloto deste tipo de sistema e os resultados da implantação poderão ajudar a Prefeitura a definir outros eixos onde a ciclofaixa poderá ser usada. Ela será conectada à ciclovia existente na rua Aluízio Finzetto e na Linha Verde Sul.

Maria Miranda também disse aos estudantes que a Prefeitura irá recuperar e melhorar a sinalização da malha cicloviária existente. Atualmente, a cidade tem aproximadamente 100km de malha, incluindo ciclovias e calçadas compartilhadas.

Durante a conversa, os alunos puderam esclarecer questões relacionadas às ciclovias existentes em outros países e as diferenças que existem em relação às cidades brasileiras. Eles também falaram a respeito da necessidade da mudança de comportamento da população em geral.

"Nós também acreditamos que a bicicleta pode ser importante não apenas para a saúde das pessoas, mas para o meio ambiente. Incentivando o uso da bicicleta podemos alcançar a redução do número de carros nas ruas", afirmou Maria Miranda.

O supervisor de planejamento do Ippuc, Ricardo Bindo, observou que o uso da bicicleta está relacionado às distâncias percorridas e ao tempo de deslocamento. Os alunos relataram que na escola onde estudam muitos estudantes moram próximo à escola e se deslocam de bicicleta.

"Nossa maior preocupação está relacionada à segurança. Acreditamos que será necessário educar o motorista e os cidadãos em geral para o respeito a esta modalidade de transporte", disseram os representantes do IPPUC.

Os alunos também foram informados da existência de uma pesquisa feita em 2008 pela Prefeitura de Curitiba, que revelou que 86% dos ciclistas usam este meio de transporte em seus deslocamentos para o trabalho. A coordenadora de mobilidade do Instituto disse ainda aos estudantes que, de acordo com o levantamento, 26% dos ciclistas entrevistados vêm da Região Metropolitana de Curitiba.

A professora que coordena a equipe, Silvana Maria de Souza Santos, gostou de saber que muitos aspectos verificados pelos alunos já estão sendo observados nos trabalhos do Plano Diretor Cicloviário.

Além de Kauana, fazem parte do grupo que esteve no Ippuc, os meninos Ângelo Moroni Medeiros, de 12 anos, Mateus Bittencourt, Gabriel Diniz e Luiz Henrique Pissaia, todos de 13 anos. Gabriel Guilherme da Silva e Cassiane Kênia de Souza também integram o grupo Twister Robótica, da Escola Albert Schweitzer.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.