Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 24 de Junho de 2010

Defesa Civil de Curitiba alerta para riscos de acidentes durante o inverno

As temperaturas baixas durante o inverno trazem preocupações e exigem cuidados para a saúde. Muitas pessoas usam aquecedores elétricos e a gás para esquentarem os ambientes. Outros colocam latas com álcool e colocam fogo para aquecer os cômodos ou usam velas. A prática não é recomendada e pode causar incêndios.

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil Municipal de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro, os aquecedores elétricos e a gás também precisam ter manutenção constante para não causar acidentes. "Diferentemente do gás de cozinha, que solta cheiro quando há vazamento, o gás dos aquecedores é inodoro. A pessoa não sente que está vazando e pode acontecer a chamada 'morte branca'", disse Ribeiro.

A visita regular de técnicos para fazer uma vistoria nos equipamentos é fundamental para a manutenção, pois a queima inadequada do gás libera monóxido de carbono. Isso pode causar intoxicações e até explosões.

Álcool e velas
Durante o inverno algumas pessoas usam "truques" para se esquentar, como acender velas ou usar latas com álcool para aquecer o ambiente. "Isso pode acabar causando incêndios", afirmou o coordenador técnico da Defesa Civil Municipal.

Saúde
Apesar do frio, uma das formas de se evitar doenças no inverno é deixar os ambientes bem ventilados. As janelas das casas devem ficar abertas durante os dias para o ar circular. "Com os ambientes fechados, sem ventilação, as doenças proliferam, como a gripe e meningite, por exemplo", definiu.

Outra dica é usar creme hidrante para evitar queimaduras na pele causadas pelo frio.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o inverno em Curitiba será frio e seco. Há previsão de formação de geadas e as temperaturas devem variar, em média, entre 9.ºC e 22ºC em Curitiba. O inverno termina no dia 23 de setembro.

Cuidados com aquecedores a gás

 - devem ser instalados em lugares ventilados e devem obrigatoriamente possuir chaminé de exaustão;

- devem passar por uma manutenção, no mínimo anual, para a regulagem dos queimadores e seguir a correta instalação, conforme manual do equipamento;

- a chama dos queimadores deve apresentar coloração azul. Se a chama dos queimadores apresentar coloração amarela é sinal que estão sem regulagem e a combustão não está sendo completa, produzindo então o gás monóxido de carbono e, neste caso, há risco à saúde.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.