Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 28 de Junho de 2010

Na praça Rui Barbosa, 7 mil vagas para o programa ProJovem Trabalhador

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, faz um mutirão desta segunda-feira até sábado (dias 28 de junho a 3 de julho) para inscrições de jovens ao ProJovem Trabalhador. Quatro barracas foram montadas na praça Rui Barbosa para as inscrições. Ao todo são 7 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional.

O ProJovem Trabalhador tem recursos do Ministério do Trabalho e Emprego e contrapartida da Prefeitura de Curitiba. "Capacitar jovens profissionais é um investimento com retorno garantido para a economia da cidade e do país", afirma o prefeito Luciano Ducci.

Duas Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) foram escolhidas por licitação para ministrarem os cursos em Curitiba: a Sociesc -Sociedade Educacional Santa Catarina e a Associação de Defesa do Meio Ambiente Reimer. Para se inscrever no ProJovem é necessário ter de 18 a 29 anos, possuir renda familiar mensal ?per capita? de até 1 salário mínimo, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio e não pode estar cursando ou ter concluído o ensino superior.

Além das aulas gratuitas de qualificação, os jovens que participarem do ProJovem Trabalhador vão receber uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês, vale transporte, uniforme, material didático e lanche. Os cursos têm duração de 6 meses e a bolsa de estudos totaliza R$ 600. Para receber a bolsa auxílio o estudante tem que ter 75% de frequência nas aulas.

"Esse é um programa para o jovem que busca uma colocação no mercado de trabalho, em geral é a sua primeira colocação. O primeiro emprego é uma de nossas preocupações centrais. O programa é voltado para pessoas que vêm de famílias carentes e que podem estar expostas a riscos por não terem emprego. O ProJovem, além da qualificação profissional, protege essas pessoas dando-lhes oportunidades do exercício da cidadania. É, portanto, um programa de inclusão social", afirmou Paulo Bracarense, Secretário Municipal do Trabalho e Emprego.

Lucas Luis Zaida, de 18 anos, foi um dos jovens que passou na praça Rui Barbosa na manhã desta segunda-feira (28) para fazer a inscrição no ProJovem. Ele vai fazer o curso de turismo e hospitalidade. "Meu primeiro emprego foi em uma gráfica. Gosto da área de turismo e com o ProJovem tenho uma grande oportunidade para pegar experiência", disse Zaida, que mora no bairro Tatuquara.

Elisabeth Cristina Leite, de 19 anos, fez inscrição para o curso de beleza e estética. ?Minha madrasta tem um salão de beleza e quero trabalhar com ela. Eu não teria dinheiro para pagar um curso desse e a bolsa de estudo vai ajudar no orçamento em casa?, disse a moradora do bairro Seminário.

Cursos

As 7 mil vagas estão divididas em 7 cursos de qualificação. Administração tem 2.500 vagas disponíveis, telemática, 1.600, turismo e hospitalidade, 600, beleza e estética, 1.000, construção e reparos, 500, transportes, 500 e esporte e lazer, 300.

As aulas vão começar no dia 5 de julho. Os cursos têm duração de 6 meses, sendo que 7 semanas são de qualificação social (100 horas/aula), e 17 semanas de qualificação profissional (250 horas/aula).

Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone 3015-9073 da Sociesc, e pelos telefones 3333-9409, 3333-8035, 3333-4248 e 3243-9400 da Reimer.

A Sociesc é responsável pelos cursos de administração, construção e reparos e transporte. A Reimer dará os cursos de telemática, beleza e estética, turismo e hospitalidade e esporte e lazer. As inscrições também podem ser feitas pelos telefones da Sociesc e da Reimer e pelo site: www.reimer.org.br.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.