Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 28 de Junho de 2010

Cegos integram grupo de atividade física da Unidade Vila Machado

O grupo de 40 pessoas que há pouco mais de um ano faz atividade física supervisionada pela equipe do Núcleo de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps) da Unidade Vila Machado, no Pinheirinho, passaram a contar com a companhia de colegas especiais em 2010. Desde março, eles dividem as duas movimentadas aulas semanais com três cegos idosos, moradores de uma casa de apoio situada no bairro, e mostram que a deficiência não é empecilho para a prática ou outras formas de vida social.

Até o início das aulas inclusivas do Naaps Vila Machado, a vida dos três era monótona. "Passávamos praticamente o tempo todo sentados. Era um desperdício de tempo e energia", lembra a inquieta professora aposentada catarinense e escritora Almeri de Siqueira, que não enxerga desde os 10 anos. Aos 61 anos, em fase de elaboração do seu sétimo livro, ela é uma das moradoras da casa.

Bem mais velho, o mecânico de automóveis aposentado Sebastião dos Santos, de 86 anos, também não vê a hora das aulas começarem e participa das mesmas atividades propostas ao grupo: alongamento, caminhada lúdica e exercícios de coordenação e equilíbrio. "Só não gosto de uma coisa: da hora que termina", afirma Santos, que é da Lapa e perdeu a visão há 55 anos, em decorrência de um acidente de trabalho.

Já para o agricultor e trabalhador da construção civil aposentado gaúcho Carlos Hasselmann, de 67 anos, as aulas do Naaps da Unidade de Saúde Vila Machado são importantes por fazê-lo sentir-se bem. "É impressionante como é possível encontrar pessoas dispostas a ajudar. Eu me sinto muito feliz por isso", explica, ao lado do administrador de empresas e voluntário da casa de apoio Oséias Marques, que o auxilia a se deslocar no espaço onde acontecem as aulas do educador físico Gustavo Galvão. Hasselmann perdeu a visão há 14 anos, devido a uma infecção denominada toxoplasmose.

A proposta de inclusão social das sessões de atividade física acaba sendo benéfica também para quem não é portador da deficiência. É o caso da presidente do Conselho Local da Unidade de Saúde Vila Machado, Juracy Colla, para quem esses encontros são uma oportunidade de "conviver com uma realidade diferente".

O máximo desse aprendizado, conta Juracy, acontece quando o professor pede que todos os outros participantes do grupo caminhem de olhos fechados. "A insegurança que se sente cada vez que faz isso leva a gente a se importar mais com as necessidades deles (cegos) e a valorizar o seu esforço. Também leva a pensar no quanto quem não tem o mesmo problema pode fazer mais por si mesmo e pelos outros", resume.

Promoção - O grupo de atividade física da Unidade de Saúde Vila Machado faz parte das estratégias de promoção à saúde e à qualidade de vida, oferecidas pela Secretaria Municipal da Saúde. Ele é aberto aos pacientes inscritos nos grupos de monitoramento de hipertensos, diabéticos e reeducação alimentar, mas também pode ser frequentado por moradores da área de abrangência da unidade que queiram participar.

As aulas acontecem nas dependências da igreja Assembleia de Deus, às segundas e quintas-feiras, das 8h30 às 10h30. Além do educador físico, também contam com a supervisão da psicóloga Ana Carolina Araújo dos Santos e da nutricionista Aline Sobania.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.