Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 29 de Junho de 2010

Livro estimula produção de jardins com plantas nativas

O programa de Biodiversidade Urbana - Biocidade, da Prefeitura de Curitiba, ganhou um aliado na valorização das plantas nativas. O livro "Cultura e Biodiversidade nos Jardins de Curitiba" será lançado nesta quarta-feira (30), às 19h30, pela organização não-governamental Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A obra estimula a prática de jardins residenciais com espécies de plantas nativas de Curitiba. O evento de lançamento será na livraria FNAC, que apoiou o evento e cedeu o espaço, no Parkshopping Barigui. "O livro aproxima a população do conceito principal do Biocidade e, principalmente, ensina como por em prática ações de valorização da nossa flora", diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

O livro apresenta informações científicas em linguagem acessível e traz informações úteis para a montagem dos jardins nativos. Com ilustração, alguns casos de jardins de moradores da cidade são relatados na publicação. Além disso, a obra é uma iniciativa de sensibilização ambiental, que contribui para a incorporação do patrimônio natural de Curitiba como valor cultural dos curitibanos.

"A partir de seu conteúdo, queremos incentivar a adoção de um novo comportamento, ajudando as pessoas a assimilarem conceitos importantes sobre biodiversidade", afirma Pablo Melo Hoffmann, engenheiro florestal da SPVS que coordenou as pesquisas que resultaram na publicação.

O livro mostra que é possível ter belos jardins com espécies naturalmente encontradas nos ecossistemas da região de Curitiba. Apesar da obra trazer questões de biodiversidade curitibanas, todos os conceitos podem ser aplicados em outras cidades e espaços. "Além da beleza, esses espaços em casas, condomínios, prédios e empresas podem ajudar a contribuir para resgatar e proteger a diversidade biológica de outras regiões", relata o engenheiro florestal.

Para Terezinha Vareschi, que participou do livro e abriu as portas de casa para a SPVS, passar por esta experiência ajudou a conservar melhor a natureza. "A orientação deles foi muito importante, porque me ajudou cuidar melhor da minha propriedade. Eu não sabia, por exemplo, que uma espécie que estava por quase todo o terreno era exótica e prejudicial a outras plantas nativas. Esse apoio e receptividade da SPVS foram fundamentais", contou. A propriedade dela está entre uma das mais bem conservadas da cidade, segundo a entidade.

Ao todo, 20 mil exemplares serão impressos. Uma parte será distribuída em escolas públicas, bibliotecas e empresas associadas. O restante será entregue para todos que se filiarem à SPVS ou fizerem a renovação. A ideia da entidade é estimular que os jardins nativos não fiquem restritos às residências, mas também estejam presentes em empresas. A obra tem patrocínio da Souza Cruz por intermédio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Narrativa

O livro tem como ideia narrar a história de jardins em Curitiba, relembrando dados da ocupação da cidade até a relação que seus habitantes têm com a natureza. A publicação também traz dados da formação e caracterização da Floresta com Araucária - ecossistema do qual Curitiba faz parte -, e torna conhecido o conjunto de espécies de plantas e de animais que têm a região da capital do Paraná como seu habitat natural. A partir disso, a publicação irá fazer a ligação entre meio ambiente e cultura, estimulando as pessoas a valorizar o que é local, o que é nativo, despertando em cada um o sentimento de valorização dos elementos encontrados em sua própria região.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.