Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 26 de Julho de 2010

Empresários conhecem o Bola Cheia, da Secretaria Antidrogas

O coordenador do programa Bola Cheia, da Secretaria Antidrogas Municipal, Jorge Pilotto, apresentou o trabalho e os resultados do programa durante o fórum de aprendizagem realizado pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9.ª Região, do Ministério Público do Trabalho. Empresários e representantes de instituições participaram do encontro na tarde desta segunda-feira (26), no Cietep.

O tema central do fórum foi sobre menores aprendizes. "Vim explicar o trabalho realizado pela Secretaria Antidrogas Municipal. Muitos pensam que é uma ação de repressão, mas é o contrário. Atuamos na prevenção", disse Pilotto.

O programa Bola Cheia foi implantado em 2008 e usa o esporte e cultura para afastar jovens, de 12 a 25 anos, que moram em áreas consideradas de risco das ruas e das drogas. "O Bola Cheia reúne um banco de adolescentes que podem trabalhar como menores aprendizes. Podemos apresentar esse cadastro para as empresas que podem os contratá-los, caso queiram", afirmou Jorge Pilotto.

Quando foi criado em junho de 2008, o Bola Cheia atendeu 16.502 jovens. No ano seguinte foram mais 27.361 atendimentos. De janeiro a junho de 2010, 20.640 jovens já passaram pelo Bola Cheia. O programa oferece atividades esportivas e recreativas às sextas-feiras e aos sábados, das 21h à 1h, e está presente em escolas municipais das 9 regionais da cidade.

As principais modalidades praticadas no Bola Cheia são futsal, vôlei e basquete, e também jogos de mesa, como xadrez, tênis de mesa, jogo da velha, trilha, dama, ludo e futebol de botão. No ano passado, o Bola Cheia passou a oferecer atividades circenses, sessões de filmes, teatro de fantoches e o 1º Torneio Inter-Regional Bola Cheia, que reuniu os times de futsal das 9 regionais. Participaram 300 atletas e 1.500 espectadores. A Regional Cajuru foi a campeã em todas as categorias.

Para Daniel Kuzma, diretor dos Supermercados Kusma, o programa Bola Cheia oferece boas opções de lazer para os jovens. "Os adolescentes precisam de 2 a 3 horas de lazer por dia. Também não podem trabalhar o dia inteiro. Precisam equilibrar o tempo", disse.

O programa Bola Cheia conta com parcerias da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Secretaria Municipal da Defesa Social, Secretaria Municipal da Educação, Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

Unidades do programa Bola Cheia

Centro de Educação Integral Bela Vista do Paraíso, no Santa Cândida
Escola Municipal Sidônio Muralha, na CIC
Centro de Educação Integral Maria Marli Piovezan, no Uberaba
Centro de Educação Integral Maestro Bento Mossurunga, no Alto Boqueirão
Escola Municipal Anita Merhy Gaertner, na CIC
Escola Municipal Dona Pompília, no Tatuquara
Centro de Educação Integral Carlos Drummond de Andrade, no Sítio Cercado
Centro de Educação Integral Expedicionário, no Novo Mundo
Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho, no Jardim Botânico

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.