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Sexta, 30 de Julho de 2010

Comtur discute plano de marketing e turismo sustentável

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, coordenou nesta quinta-feira (29), no Bourbon Curitiba Convention Hotel, a primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Juliana anunciou que Curitiba, um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil, obteve recursos do Ministério do Turismo para a elaboração do plano de marketing e do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável (Pdits).
 
Para o plano de marketing, o Ministério do Turismo destinará a Curitiba R$ 200 mil para serem aplicados na primeira etapa dos trabalhos. A capital paranaense será uma das primeiras cidades a receber recursos para a elaboração do plano.

No total, o Ministério destinará R$ 4 milhões para a primeira etapa dos trabalhos dos 65 destinos. Curitiba faz parte do grupo dos 65 destinos indutores do turismo desde 2007.

O estudo é realizado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo e do Sebrae e reúne os centros com potencialidade para oferecer atendimento turístico de qualidade e alcançar níveis de competitividade internacional.

Pdits - Os conselheiros também discutiram o andamento da liberação de verbas do Ministério para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável (Pdits) de Curitiba.  

O Ministério do Turismo repassará R$ 230 mil para elaboração do plano, com uma contrapartida de R$ 20 mil em recursos municipais, num investimento total de R$ 250 mil que financiará pesquisas e planejamento de estratégias para que as atividades relacionadas ao turismo sejam desenvolvidas de forma sustentável - com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida do cidadão.

O Plano faz um diagnóstico detalhado dos pontos fortes da cidade e das áreas que precisam ser fortalecidas. Serão avaliados a qualificação da mão de obra local, a infraestrutura urbana e os atrativos para visitantes, entre diversas questões.

"A elaboração do Plano será participativo, com o acompanhamento das entidades do setor e a realização de audiências públicas para discussão do tema", afirmou Juliana Vosnika. 

Fazer o Plano de Turismo Sustentável é um requisito para a inclusão da cidade no Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR). Curitiba pleiteia financiamento de 120 milhões de dólares para impulsionar uma série de projetos de fortalecimento da atividade turística.

Capacitações - os conselheiros também conheceram projetos de qualificação professional para a Copa do Mundo de 2014. Curitiba será uma das 12 cidades-sede do mundial. Para atender bem o turista, as oficinas de sensibilização do Instituto Municipal de Turismo serão reformuladas.

As oficinas existem desde 2005 e já capacitaram sete mil garçons, guias e agentes de viagens, guardas municipais, policiais militares e recepcionistas de hotéis.

"Nossa oficina de capacitação será ampliada e melhorada para atender um maior número de interessados e destacando a cidade de Curitiba como um roteiro sustentável", adiantou Juliana. "Todo o setor turístico de Curitiba irá trabalhar de forma integrada para reciclar conhecimentos e ter condições de atender bem o turista mesmo antes da Copa do Mundo de 2014".

A reunião do Comtur também foi o local escolhido para o lançamento do programa Copa na Mesa pelo presidente Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Solmucci Jr. A meta do programa, que faz parte do Bem Receber na Copa, do Ministério do Turismo, é preparar empresários e atendentes de bares e restaurantes.

No Paraná, serão cerca de 150 estabelecimentos beneficiados e mais de 1.500 pessoas atendidas pelo programa. Bares e restaurantes serão pontos de apoio e informação ao visitante, com dicas sobre atrativos turísticos locais, postos policiais, hospitais e eventos da cidade. "É fundamental que todos estejam aptos a dar informações, pois o turista não escolhe para quem irá pedir algum auxílio ou dica", disse Juliana.

Outro programa de qualificação destacado por ela foi o Lapidando Talentos, da Agência Curitiba, que oferece curso gratuito de inglês básico para jovens. Até agora, 1.700 participantes já se formaram. A meta é preparar 40 mil pessoas até a Copa de 2014 na cidade.

Curitiba também oferece outra qualificação do gênero, o programa Olá, Turista!, do Ministério do Turismo e da Fundação Roberto Marinho. São 80 mil vagas em cursos on-line de inglês e espanhol para profissionais, autônomos e estudantes das áreas de turismo, gastronomia, hotelaria, comércio, transporte, segurança e saúde.

Comtur - O Conselho Municipal de Turismo é presidido por Juliana Vosnika e formado por integrantes do poder público e de associações, entidades e sindicatos do setor. Os conselheiros discutem todas as diretrizes relacionadas ao turismo em Curitiba.

A intenção é fortalecer o setor por meio de decisões democráticas. "Trabalhamos de forma conjunta com o trade turístico e, assim, vamos posicionar Curitiba como um destino de qualidade, uma referência para a realização de grandes eventos e aumentar a taxa de permanência dos visitantes, beneficiando a economia e as entidades e empresas que atuam no setor", afirma Juliana.
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