Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 6 de Agosto de 2010

Curitiba inicia construção do Plano Municipal da Educação

A Secretaria Municipal da Educação deu início à discussão do Plano Municipal de Educação de Curitiba. O documento, com validade de dez anos, define as prioridades do setor e serve para assegurar políticas educacionais. 

"Promoveremos uma ampla discussão democrática envolvendo não somente os profissionais da Educação, mas diversos setores da sociedade civil e do poder público e toda a comunidade escolar", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

A primeira etapa da agenda de discussões ocorreu na Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), maior evento de capacitação da rede municipal de ensino, de 26 a 29 de julho. O Plano Municipal de Educação foi o tema central da semana, que teve a participação de 13 mil educadores, professores e pedagogos.

Durante a SEP, professores, pedagogos, educadores, inspetores e funcionários administrativos foram ouvidos e apontaram as prioridades e metas de suas escolas e creches.

Essas questões passarão pelos Núcleos Regionais da Educação e serão compiladas em um documento para ser entregue à Secretaria Municipal da Educação até o fim de agosto.

No Centro Municipal de Educação Infantil Vila Vitória, no bairro Sítio Cercado, e em todas as unidades da rede municipal de ensino, o trabalho começou com esclarecimentos sobre o que é o PME e a exibição de um vídeo do professor Genuíno Bordignon, ex-diretor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com orientações práticas sobre como construir o plano.

"No início procuramos fazer uma sondagem sobre o plano e constatamos que ele era novidade para a maioria dos participantes", disse a diretora do CMEI, Luciane Aparecida de Morais. Com base nisso e no vídeo, os participantes seguiram um roteiro de orientação para compreender o que é o plano, sua importância e os órgãos que envolve.

Em outro momento, eles lançaram objetivos e metas para serem atingidas no prazo de dez anos na Educação de Curitiba. "Foi muito válido, pois tivemos uma participação de todo o grupo na análise do nosso contexto e na reunião de ideias para melhorar a educação infantil".

Na Escola Municipal Enéas Marques dos Santos, no Capão da Imbuia, todos os profissionais da Educação participaram da discussão do plano durante a Semana de Estudos Pedagógicos.

"Conversamos sobre várias questões, como o número de alunos por sala de aula, as avaliações e capacitações", contou a professora Karen Rolim. "Os professores tiveram uma participação consistente. Agora esperamos ver nossas metas efetivadas e que todos se envolvam para a construção de um bom plano de educação da nossa cidade".

Metas - O Plano Municipal de Educação é previsto na Lei Federal nº 10.172/200. O documento é integrado aos planos Estadual e Nacional da Educação e determina metas e estratégias para o êxito da educação escolar.
A finalidade do documento é assegurar as políticas educacionais, independente da administração, e garantir a educação pública de qualidade em todos os níveis de ensino.

"O plano define metas e possibilidades para o planejamento de políticas públicas de médio e longo prazo e tem que envolver todos os segmentos da sociedade, pois é um plano para a cidade", afirmou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Everly Canto.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.