Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 10 de Agosto de 2010

Jovens da grande Curitiba recebem para aprender ofício no ProJovem

Sete mil jovens, com idades entre 18 a 29 anos, moradores de Curitiba e região metropolitana, estão tendo uma oportunidade gratuita de capacitação profissional. Eles participam de cursos do ProJovem Trabalhador, programa que tem recursos do Ministério do Trabalho e Emprego e contrapartida da Prefeitura de Curitiba. A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego é a coordenadora e gestora do programa em Curitiba.

Além do conhecimento, os jovens recebem uma bolsa auxílio de R$ 100, lanche e vale-transporte para se deslocar aos locais das aulas. "O curso é uma oportunidade para termos uma profissão e entrar no mercado de trabalho. Gosto de administração e o curso está valendo a pena", disse Fabiana Coracine, de 26 anos, moradora do Sítio Cercado.

Ela faz o curso de administração na sede da Sociedade Educacional Santa Catarina (Sociesc), no Pinheirinho. No local também são dados os cursos de construção e reparos, e transporte. A outra empresa escolhida por licitação para dar as aulas é a Associação de Defesa do Meio Ambiente Reimer.

A Reimer é responsável pelos cursos de telemática, beleza e estética, turismo e hospitalidade, e esporte e lazer. Todos os alunos estão passando pelo módulo de qualificação social, que terminará no dia 30 de agosto. Depois começará a qualificação profissional, que segue até o dia 22 de dezembro.

Maikuel Moreira, 18, mora no bairro Santa Quitéria e está fazendo o curso de telemática. "Eu sabia o básico de informática e aqui vou aprofundar o conhecimento. Com o curso espero conseguir um emprego. Aqui é uma boa oportunidade para quem não tem condições de pagar um curso e está desempregado", disse.

Primeiro emprego

Para o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, o ProJovem Trabalhador é também um programa de inclusão social. "Esse é um programa para o jovem que busca uma colocação no mercado de trabalho. Em geral, é a sua primeira colocação. O primeiro emprego é uma de nossas preocupações centrais. O programa é voltado para pessoas que vêm de famílias carentes e que podem estar expostas a riscos sociais por não terem emprego", disse.

O estudante Marcos Vinícius das Neves Brito, 18, faz o curso de administração e está em busca da primeira colocação no mercado de trabalho. "Nunca trabalhei e aqui é uma grande chance de conseguir o primeiro emprego. Ainda tem a bolsa auxílio de R$ 100, que ajuda no orçamento lá de casa", disse Brito, que mora no bairro Sítio Cercado.

Região metropolitana

Vários jovens que moram na região metropolitana estão participando dos cursos do ProJovem Trabalhador. Para Ligia Melo Cardoso, 24, a distância não impede que os estudantes busquem a qualificação. Ela mora em Araucária e faz o curso de administração. "Vim fazer o curso para melhorar o meu currículo. Vale a pena fazer. É uma oportunidade rara. Em Araucária é mais difícil de fazer um curso desses", disse.

Aline Luana de Oliveira, 20, mora em Pinhais e está fazendo o curso de telemática. "Estou aqui para conseguir um trabalho melhor. Estou desempregada e essa é uma grande oportunidade para voltar ao mercado de trabalho", disse.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.