Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 10 de Agosto de 2010

Museu na Escola qualifica educadores e professores de arte da rede municipal

Professores e educadores da rede municipal de ensino participam nesta terça (10) e quarta-feira (11) do segundo Seminário Museu na Escola, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação.

O evento começou com mesa redonda com o artista Hélio Leites e o diretor do Museu Guido Viaro, Guido Viaro Neto, para 160 profissionais da educação infantil.

"A rede municipal oferece o ensino de arte para todas as faixas etárias. Desde o berçário, ao brincar com tintas, eles têm contato com esse universo", explicou a diretora do departamento de Educação Infantil, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça.

O Museu na Escola é um material pedagógico para o estudo de artes nas creches e escolas municipais.
 
O kit é composto por 100 pranchas de reproduções de obras do acervo da Fundação Cultural de Curitiba, DVD com imagens tridimensionais dessas criações, caderno de orientação para o professor e mapa cronológico e de localização de cada uma das obras. 
"O material ajuda a desenvolver nos professores e educadores conhecimento sobre artes para que eles possam fazer as crianças apreciarem o rico acervo de nossa cidade".
 
Guido Viaro - O seminário deste ano segue a temática Dialogando com Guido para homenagear o consagrado pintor Guido Viaro (1897-1971), italiano que morou grande parte da vida em Curitiba.

A programação é dividida em dois blocos. No Centro de Capacitação, os professores e educadores têm contato com artistas da cidade convidados para palestras e fazem relatos dos trabalhos feitos em suas salas de aula. Depois, visitam o Museu Guido Viaro, inaugurado em novembro do ano passado na rua XV de Novembro, 1348. 
"A função do museu é essa, abrir suas portas para os cidadãos e ainda mais para os professores, que incentivam crianças a conhecer um pouco mais sobre a arte", disse o diretor do museu, Guido Viaro Neto.

No local, os participantes do seminário admiram originais de Guido Viaro e os painéis que fizeram em sala de aula a partir de obras do artista.

Em um deles, a professora Luciane Demetrio mostra o trabalho realizado com as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Cajueiro, no bairro Campo de Santana, a partir da obra As Lavadeiras.
"Usei o teatro para cativar as crianças, eu me vesti de bruxa e até chamei um amigo para interpretar o pintor. Tenho certeza de que meus alunos nunca mais vão esquecer o nome Guido Viaro", contou Luciane, acompanhada pelas coordenadoras do Departamento de Educação Infantil Solange Gabre, de Artes Visuais, e Elisângela Leite, de Teatro.

A exposição dos painéis pode ser vista até sábado (14) no Museu Guido Viaro, que funciona de terça a sábado, das 14h às 18h.

Artes - o material pedagógico Museu na Escola foi lançado em 2008 pelo departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação.
 
O kit é usado na educação infantil, no ensino fundamental, na educação de jovens e adultos, em classes hospitalares e capacitações dos profissionais da educação.

Além dos seminários, professores e educadores já tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos nas exposições dos acervos do Memorial de Curitiba, em 2008, e do Museu Oscar Niemeyer, em 2009.


Programação de quarta-feira (11) para Ensino Fundamental

8h - abertura

8h30 - mesa redonda com artistas convidados

10h45 - comunicações

Turma 1 
Mala de Arte, com Claudia do Rocio Sant'Ana Alessi. 
Obras que Acompanham os Passos e o Olhar do Caminhante: a Natureza como Suporte para a Produção Artística, com Leomari Schip Ferreira de Deus e Luzilete Falavinha Ramos

Turma 2  
Performance nas Artes Visuais em Sala de Aula: o Corpo como      Tridimensionalidade, com Márcia Amaral de Figueiredo. 
Ronald Simon, com Lucinéa Dobrychlop e Rosana Pedroza

Turma 3 
Ronald Simon, com Lucinéa Dobrychlop e Rosana Pedroza. 
Mala de Arte, com Claudia Alessi

Turma 4 
Do Bi ao Tridimensional - A Hora do Volume, com Priscila Bastos Bruhn De Mello. 
Performance nas Artes Visuais em Sala de Aula: o Corpo como Tridimensionalidade, com Márcia Amaral de Figueiredo

Turma 5 
Obras que Acompanham os Passos e o Olhar do Caminhante: a Natureza como Suporte para a Produção Artística, com Leomari Schip Ferreira de Deus e Luzilete Falavinha Ramos. 
Do Bi ao Tridimensional - A hora do Volume, com Priscila Bastos Bruhn de Mello 
 
Turma 6 
O Museu na Escola e o Atendimento Pedagógico Domiciliar, com Carolina Domingues de Mattos, Fabiana Neves Rego Barbosa e Maria Cecília Kuzmann Santos. 
A Arte em Caixinhas, com Adriane Galeski

13h30 - Oficinas: Museu na Escola e os Processos da Arte no Ensino Fundamental

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.