Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 17 de Agosto de 2010

Cursos gratuitos de qualificação para trabalho na construção civil

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional na área da construção civil em Curitiba. O programa Próximo Passo - Planseq Construção Civil é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e tem recursos do Ministério do Trabalho.

Ao todo são 1.176 vagas para cursos de almoxarife, carpinteiro, eletricista, encanador, gesseiro, mecânico de manutenção e pintor.

Para se inscrever as pessoas precisam ser beneficiárias ou dependentes do programa Bolsa Família. No primeiro semestre, 118 trabalhadores foram qualificados. As inscrições podem ser feitas nas Agências do Trabalhador (Sines) nas ruas da cidadania e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), que estão presentes nas nove regionais da cidade.

As aulas das primeiras turmas começarão no dia 23 de agosto. Nos dias 13 e 27 de setembro e 4 de outubro também terão início novas turmas do Próximo Passo. Para participar dos cursos, além de ser beneficiário do Bolsa Família, é preciso ter idade acima de 18 anos e possuir pelo menos a 4.ª série do ensino fundamental.

Os cursos têm duração de 200 horas/aula, sendo que 80 horas são teóricas e 120 práticas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é o responsável pelas aulas. Além de ser gratuito, o aluno recebe vale transporte e lanche para participar dos cursos.

Mulheres no mercado

Nas primeiras turmas do programa, formadas no primeiro semestre, houve grande participação de mulheres nos cursos.

"Embora culturalmente a participação de mulheres na construção civil não seja tão alta, a entrada do público feminino nesse setor é uma tendência. Curitiba com sua característica inovadora pode ajudar nesse processo", disse o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense.

A meta do programa é a inserção de 20% dos alunos que participarem dos cursos em vagas de trabalho no mercado da construção civil. "Curitiba tem aproximadamente 35 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família e esses cursos são destinados a esse público", definiu Bracarense.

Vagas

Para o curso de almoxarife são 238 vagas disponíveis, para carpinteiro 174, eletricista 199, encanador 180, gesseiro 145, mecânico de manutenção 60 e pintor 180. As aulas serão dadas no Senai, na rua João Viana Seiler, 116, no bairro Parolin. Os horários serão das 8h às 13h e das 13h30 às 18h30.

Veja o conteúdo dos cursos e outras informações sobre o programa Próximo Passo na página da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego: http://www.curitiba.pr.gov.br/publico/secretaria.aspx?idf=1015&servico=34.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.