Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 19 de Agosto de 2010

Comissão de Edificações faz alerta sobre conservação de marquises

A Prefeitura de Curitiba alerta a população sobre a importância da boa conservação de marquises. A falta de cuidados e manutenção pode provocar graves acidentes.

As marquises, construídas em sacadas dos edifícios e lojas comerciais em ruas, protegem os pedestres da possível queda de objetos do alto dos prédios e, em dias de sol, evitam a incidência dos raios solares dentro das lojas. Na chuva, ajudam o pedestre a se proteger da água.

Em Curitiba, o regulamento para a construção, fiscalização e manutenção corretas das marquises é monitorado pela Comissão de Segurança de Edifícios e Imóveis (Cosedi), da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura.

"A lei municipal prevê que administradores e proprietários têm a obrigação de manter a segurança das marquises", explica Jorge Castro, engenheiro civil vistoriador do Cosedi. "Todos são donos das marquises", diz o engenheiro.

Castro destaca que quando há problemas a Prefeitura notifica os proprietários dos imóvel. "Por isso, é sempre mais tranquilo que os proprietários de imóveis com marquises façam periodicamente uma vistoria da construção, pois todos tem responsabilidade civil e criminal em caso de acidente", diz.

O engenheiro alerta que o concreto não é eterno. "A chuva deteriora as ferragens e o monóxido de carbono expelido pelos automóveis destrói o concreto, com o passar do tempo", afirma.

Castro diz que é preciso conscientizar a população sobre a devida utilização da marquise. "Marquises não foram projetadas para suportar peso, por isso, para evitar desabamentos,  deve ser evitado o depósito de qualquer peso extra, como placas de publicidade, material provisório, como engradados, telhas e tijolos, além de aparelhos de ar condicionado, entre outros equipamentos.

Manutenção das marquises

A Cosedi informa que a população acostumada a passar embaixo das maquises deve também ficar atenta aos problemas estruturais, como infiltração e unidade, rachaduras, desplacamento do concreto (quando as ferragens que sustentam começam a ficar aparentes) ou a vegetação que nasce e toma conta do concreto.

Os moradores do prédio também podem observar modificações, como empoçamento de água e descolamento da estrutura na parede. "A vistoria do Cosedi sempre notifica os proprietários quando encontra anormalidades que possam colocar em risco a vida de transeuntes.

Para a Cosedi, os condomínios devem ter alguns cuidados periódicos na conservação de marquises, como a limpeza, verificação de trincas ou rachaduras e a coleta da água pluvial  por meio de calhas embutidas na parede do edifício, com escoamento para a sarjeta da rua, diretamente no bueiro ou por tubulação sob o passeio da calçada.

SERVIÇO

Irregularidades podem ser denunciadas pelo telefone de emergência da Cosedi: (41). 9113.2482.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.