Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 19 de Agosto de 2010

Atletas da lei de incentivo doam sangue pelo esporte

O fisiculturista Paulo César Boberg e a maratonista Suzana Sabrino estão entre os primeiros doadores de sangue da campanha "Doe sangue pelo Esporte", aberta oficialmente nesta terça-feira (17), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

A campanha vai até 4 de setembro. As doações devem ser feitas no Centro e Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), na Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV, de segunda (das 7h30 às 18h30) a sábado (das 8h às 18h).

A campanha é a contrapartida social dos atletas beneficiados pela lei de incentivo ao esporte. A campanha, em sua quinta edição, é promovida pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, sempre nesta época do ano, quando as doações diminuem.

"A doação de sangue diminui neste período. Por isso realizamos a campanha, que conta com a participação efetiva de atletas beneficiados pela Prefeitura, por meio da lei de incentivo. É uma campanha importante, porque o atleta literalmente doa sangue por uma causa social em nome do esporte", avalia o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.

Além de sangue, também poderão ser feitas a doações de medula óssea. Embora a campanha seja o destaque nesta época, os atletas que recebem apoio da lei de incentivo ao esporte assumem o compromisso em desenvolver uma contrapartida social. Neste caso, a campanha "Doe sangue pelo Esporte" é uma das ações mais importantes.

"Temos percebido um aumento das contrapartidas, uma vez que os atletas entendem a importância de ajudar. Hoje focamos na campanha de doação de sangue, mas a contrapartida pode ser de qualquer natureza social", explica Fedrigo.

Doação

O fisiculturista Paulo César Boberg, há 20 anos no esporte, é doador permanente de sangue. "Como a Prefeitura nos apoia, não custa nada a gente também promover boas ações. Participo da campanha desde o início e entendo que é fundamental a minha contrapartida", disse.

Um dos princípios da campanha é que, além da doação por parte dos atletas, amigos e familiares participem. Neste sentido, a informação e conscientização são mecanismos fundamentais, já que os esportistas são disseminadores do andamento da campanha.

"É importante divulgar a campanha, vou levar adiante. Sou beneficiada pelo incentivo e sei que vou ajudar alguém também com o meu sangue", afirma a maratonista Suzana Sabrino.

Parceria

Antes da doação, as pessoas passam pela triagem clínica e patológica, com avaliação de peso e anemia. Como há um índice maior de pessoas gripadas nos períodos mais frios, e a exigência é que os doadores estejam em perfeitas condições de saúde, a intenção da campanha é compensar a diminuição de coletas de sangue. Assim, a parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e o Hemepar tenta viabilizar a reposição do estoque de sangue.

"A gente vê com bons olhos esta campanha, porque nos meses frios temos baixa no estoque de sangue. E os atletas, como cuidam da saúde, com uma alimentação de qualidade, estão em melhores condições para fazer a doação. Portanto, a parceria é muito legal e ajuda a salvar vidas", analisa a chefe do serviço de hematologia e hemoterapia do Hemepar, Liana Andrade Souza.

Serviço:

As doações de sangue vão até o dia 4 de setembro e podem ser feitas de segunda (das 7h30 às 18h30) a sábado (das 8h às 18h).

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV.

Outras informações pelos telefones: 0800-6454555 / 3262-7676 / 3281-4000

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.