Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 24 de Agosto de 2010

Curso gratuito de qualificação para emprego na construção civil

As aulas do curso de almoxarife, na área da construção civil, começaram nesta segunda-feira (23), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Curitiba. O curso de qualificação profissional é gratuito e faz parte do programa Próximo Passo - Planseq Construção Civil. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e tem recursos do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além do curso de almoxarife, as inscrições continuam abertas para cursos de carpinteiro, eletricista, encanador, gesseiro, mecânico de manutenção e pintor. Ao todo são 1.176 vagas para os sete cursos de qualificação. Podem participar dos cursos pessoas beneficiárias e dependentes do Bolsa Família.

As inscrições podem ser feitas nas Agências do Trabalhador (Sines) nas ruas da cidadania e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), que estão presentes nas nove regionais da cidade. As inscrições ficarão abertas até fecharem todas as turmas, em outubro.

As aulas são dadas no Senai, na rua João Viana Seiler, 116, no bairro Parolin. Pela manhã as atividades são das 8h às 13h e pela tarde das 13h30 às 18h30. Os cursos têm duração de 200 horas/aula, sendo que 80 horas são teóricas e 120 práticas. Além de ser gratuito, o aluno recebe vale transporte e lanche para participar dos cursos.

Para o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, os cursos são uma boa oportunidade para as pessoas se qualificarem e entrarem no mercado de trabalho na área da construção civil. "Curitiba tem aproximadamente 35 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família e esses cursos são destinados a esse público", definiu Bracarense.

Joana Ribeiro dos Santos, de 26 anos, mora no bairro Caximba e viu uma boa oportunidade de trabalho no curso de almoxarife. "Esse é o primeiro curso que faço na área da construção civil. É uma grande chance para eu conseguir um emprego, vou aproveitar bastante a oportunidade", disse.

Inserção - A meta do programa é a inserção de 20% dos alunos que participarem dos cursos em vagas de trabalho no mercado da construção civil. No primeiro semestre, 118 trabalhadores foram qualificados dentro do programa Próximo Passo. José Vicente Filho, 51, fez o curso de eletricista e agora está tendo aulas de almoxarife.

"Quero aproveitar mais essa oportunidade. Vou fazer esse curso de almoxarife para adquirir mais conhecimento na área da construção civil", disse. Com as aulas de eletricista, José Vicente já conseguiu fazer pequenas reformas em casa. "Aprendi a mexer com aparelhos elétricos e arrumei o chuveiro lá em casa. Valeu à pena o curso", definiu.

Nas aulas de almoxarife os alunos vão aprender como organizar e controlar o estoque de materiais nas obras. "O almoxarife é o responsável pela parte de recebimento, conferência física e distribuição de materiais. Ele que faz a gestão do estoques", explicou o professor Sidnei Lima, que dará aulas práticas do curso no Senai.

Próximas turmas

Nos dias 13 e 27 de setembro e 4 de outubro também terão início novas turmas do Próximo Passo. Para participar dos cursos, além de ser beneficiário do Bolsa Família, é preciso ter idade acima de 18 anos e possuir pelo menos a 4.ª série do ensino fundamental.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.