Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 28 de Agosto de 2010

Desfile no Pinheirinho abre programação da Semana da Pátria

A comemoração da Semana da Pátria pela Prefeitura de Curitiba terá início neste domingo (29) com a 11ª edição do desfile cívico-militar da Regional Pinheirinho. A programação começará às 9h, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, com a entrada do fogo simbólico, hasteamento da bandeira - ao som do Hino Nacional, pela Banda Lyra - e pronunciamento de autoridades.

No desfile, são esperados sete mil participantes - estudantes, militares e representantes de diversos setores da sociedade civil. Eles percorrerão 600 metros da avenida Winston Churchill. O desfile terá a participação das 27 escolas municipais da Regional e apresentação de oito fanfarras.

O tema do desfile deste ano é Continente Africano e Suas Relações com o Brasil e será representado com o desfile de um grupo de 30 africanos que moram em Curitiba e apresentação do coral Meninos Cantores de Angola, do Instituto dos Cegos do Paraná.
 
Haverá também apresentação de ginástica rítmica, com alunas da Escola Municipal Helena Kolody. A expectativa é que 20 mil pessoas assistam à programação das comemorações da Semana da Pátria.

O público também verá o desfile das bandas do Colégio Militar do Paraná e dos municípios de Colombo e São José dos Pinhais. Também participarão escoteiros, integrantes do Rotary Club e da Associação do Comércio da Macro-Região do Pinheirinho (Ascomarp) e servidores das secretarias municipais da Saúde e do Esporte e Lazer e da Fundação de Ação Social.
 
A Polícia Militar do Paraná levará 210 homens e carros do Corpo de Bombeiros. O Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Curitiba também levará equipamentos para serem apresentados ao público.

O desfile cívico-militar da Regional Pinheirinho é uma parceria da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Regional Pinheirinho, Associação do Comércio da Macro-Região do Pinheirinho (Ascomarp), Exército Brasileiro.
 
Fanfarras - O projeto Fanfarra Infanto-Juvenil da rede municipal de ensino foi implantado em 2008 e hoje é realizado em 28 escolas. Meninos e meninas do ensino fundamental têm aulas de música, duas vezes na semana, no período de contraturno.
"Com a ampliação de atividades de contraturno também garantimos a permanência da criança por mais tempo na escola", explica a secretária Municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Nas aulas, as crianças aprendem práticas musicais, domínio das técnicas básicas de prática interpretativo, leitura musical, treinamento rítmico e melódico. Também são ensinadas noções de instrumentação e orquestração, harmonia e domínio técnico instrumental.

A Prefeitura comprou os instrumentos, aproximadamente 40 para cada escola, e contratou maestros para ensinar e reger as crianças. "Mais do que investimento em obra, investimos nas pessoas, estimulando o seu bem-estar e o seu desenvolvimento", diz Eleonora.

PROGRAMAÇÃO NO PINHEIRINHO


1. Sexta-feira (27), às 9h30min:
abertura do Encontro Esportivo 2010, promovido pelas secretarias municipais da Educação e do Esporte Lazer. Será no Ginásio de Esportes da Rua da Cidadania do Pinheirinho, com a participação da fanfarra da Escola Municipal Maringá, entrada das bandeiras, hino nacional, fogo olímpico, coral da escola Érica Plewka e trabalho em cordas com alunos da escola Vila Zanon.

2. Domingo (29), a partir das 9 horas:
11º Desfile Cívico-Militar do Pinheirinho, com o tema "A história do Continente Africano e Suas Relações com o Brasil". O desfile sairá da Rua da Cidadania, seguirá pela Winston Churchill até a Linha Verde.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.