Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 2 de Setembro de 2010

Curitiba ganha Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna

O prefeito Luciano Ducci assinou decreto nesta quarta-feira (1) criando o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba, que substitui o Departamento de Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O novo departamento ampliará o trabalho de pesquisa e monitoramento da fauna urbana da cidade, os animais domésticos e silvestres.

"Estamos ampliando e modernizando o excelente trabalho realizado pelo Departamento de Zoológico, que já resultou em programas pioneiros no país, como a Rede de Defesa e Proteção Animal", afirma o prefeito Luciano Ducci. "O novo departamento é mais um avanço de Curitiba na área ambiental, que com certeza servirá de modelo para outras capitais do país", acrescenta.

O Departamento de Zoológico é responsável pelo estudo e preservação de 2.200 espécies de aves e animais que vivem no Passeio Público e no Zoológico de Curitiba, e manutenção do acervo do Museu de História Natural, cerca de 200 mil exemplares de peixes, répteis, mamíferos, aves e insetos. Além dessas funções, o novo departamento será responsável pela conservação de animais domésticos e silvestres.

"O Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna terá uma atuação muito mais abrangente e importante. Além dos acervos do Zoológico e do Passeio Público, o departamento irá trabalhar com a fauna urbana. A partir disso, dentro em breve, o cidadão terá a quem se reportar sobre maus tratos, animais abandonados e sobre o comércio ilegal", destaca o secretário de Meio Ambiente José Antônio Andreguetto.

O novo departamento nasce com um corpo técnico maior. Até o final do ano, nove técnicos concursados, entre médicos veterinários e zootecnistas, vão compor o grupo de trabalho. Isso irá permitir a implantação de novos projetos de estudo da fauna urbana.

Em relação ao trabalho com animais domésticos, o Departamento será o responsável pelos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Defesa e Proteção Animal, lançada em abril de 2009. O programa, entre outras tantas ações, faz o cadastro e a identificação animal através do uso de micro chips.

"Com a adesão dos cidadãos curitibanos, teremos a redução gradativa da situação de abandono, ou quando algum for encontrado, faremos o rastreamento, objetivando devolvê-los aos seus responsáveis. No passado, os animais eram recolhidos e muitas vezes sacrificados. Além disso, será possível envidar esforços para o planejamento de ações contra o comércio ilegal de animais, uma das causas da ocorrência de animais nas ruas", diz Marcos Traad, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba.

O uso do micro chip tem permitido o mapeamento da população animal da cidade. Com os dados obtidos, o Departamento poderá executar suas ações com mais efetividade. Hoje, conforme estimativas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba tem um cão para cada quatro habitantes. "Nosso objetivo é mostrar ao cidadão que o animal não é um problema coletivo. Mas, uma responsabilidade da pessoa que opta por ter um animal em casa", fala Traad.

Segundo o diretor, o Departamento irá realizar o monitoramento dos espaços públicos da cidade, principalmente praças e parques. Nestes casos, não só dos animais domésticos, mas também dos silvestres. "Isso permitirá o manejo adequado e poderemos evitar problemas pontuais como super a população, ou a ocorrência de espécies introduzidas", afirma.

Também irão ocorrer mudanças no cuidado com os animais do Passeio Público e do Zoológico. Novos técnicos ficarão responsáveis pelos serviços de nutrição animal e de fauna, objetivando um melhor controle das dietas dos animais e da sua condição de conforto no cativeiro em longo prazo, o que poderá resultar inclusive em economia nas compras de alimentos e suplementos. Profissionais especializados também irão enriquecer os ambientes e implantar melhorias no manejo dos animais.

A proposta é implantar todos os projetos e ações do novo departamento até 2012, cumprindo uma das metas do contrato de gestão estabelecido pelo prefeito Luciano Ducci.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.