Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 16 de Setembro de 2010

Luciano Ducci inaugura nova biblioteca no Sítio Cercado

Liberdade é o nome da biblioteca inaugurada nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Luciano Ducci na Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá, no Sítio Cercado. O novo espaço beneficiará 944 estudantes e os moradores da região com um acervo de 4.100 livros, e integra a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, que conta com 175 unidades.

"Nossa meta é que, até o fim de 2012, todas as escolas de Curitiba tenham bibliotecas para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido na cidade", disse Luciano Ducci. "Curitiba tem ótimos índices comprovados pelo Ministério da Educação. Pela terceira vez, tivemos o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb".

A abertura da Biblioteca Liberdade foi um momento de festa para os alunos da Escola Municipal  Madre Teresa de Calcutá, inaugurada em 1998. Na época, a escola atendia 600 alunos. Hoje, são 944 distribuídos em duas turmas de Educação Infantil e 30 de Ensino Fundamental.

Na cerimônia, que contou com a presença da secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, as crianças fizeram uma encenação do projeto Rádio Escola e cantaram a música "Ler é Preciso", de Helena Cabral. Após o descerramento da placa inaugural feito pelo prefeito e pela secretária, o músico Daniel Faria fez declamações de poemas e interpretou algumas canções. A inauguração da Biblioteca Liberdade também teve a presença da vereadora Julieta Reis.

No fim da solenidade houve a entrega das carteirinhas para o empréstimo de livros. Ao receberem o "documento", os amigos Rhauan de Santana, de seis anos, e Bruno Rolla, de oito anos, foram procurar histórias de super-heróis entre os livros da biblioteca.

"São os meus preferidos, meu herói favorito é o Ben 10", contou Rhauan. Assim como ele, a estudante Milene Santos Batista, de dez anos, garante que vai ler bastante. "Antes eu só lia quando minha mãe comprava um livro ou quando eu podia ir até outra biblioteca. Agora ficou bem melhor, é só vir aqui e pegar", disse Milene.

Leitura - a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares foi criada em 2007 e é formada por 175 unidades, com acervo de aproximadamente 778 mil livros.

Os investimentos da Prefeitura para garantir espaços de literatura de qualidade incluíram a construção, reforma ou ampliação de salas, compra de material e acervo e formação contínua de agentes de leitura.
A previsão é que até 2012 todas as escolas municipais da cidade tenham bibliotecas com acervo médio de dois mil livros cada.

Dessa forma, a cidade será uma das primeiras a se adequar à lei federal nº 12.244/2010, que determina que, no período de dez anos, todas as instituições educacionais públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas com acervo mínimo de um livro por aluno matriculado.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.