Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 23 de Setembro de 2010

No Dia Sem Carro, ciclistas testam a ciclofaixa da Marechal

Ciclistas aproveitaram esta quarta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, para circular pela futura ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto, entre os bairros Hauer e Boqueirão. A simulação da ciclofaixa foi feita pela Urbs - Urbanização de Curitiba S.A,  com a participação de agentes de trânsito nos cruzamentos e isolamento das duas pistas ao lado da canaleta do biarticulado.

"Vai ser realmente fantástico ter uma ciclofaixa aqui. A segurança dos ciclistas aumentará muito. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa", comemora o auxiliar de tesouraria Djones Gomes Pereira, que todos os dias usa a bicicleta para ir trabalhar.

A simulação faz parte das atividades da Semana do Trânsito, abrangendo dois quilômetros dos quatro quilômetros que terá a nova ciclofaixa da cidade. A Diretoria de Trânsito (Diretran) sinalizou todo o trecho com cones e faixa de isolamento. Agentes e funcionários da Urbs ficaram nos cruzamentos para auxiliar as travessias dos ciclistas. Durante o dia todo a futura ciclofaixa ficará exclusivamente à disposição dos ciclistas.

"Muito legal a iniciativo, tanto de hoje quanto de ter a ciclofaixa. Curitiba já é uma cidade que se destaca das demais capitais, com ciclofaixas ficará ainda melhor", declarou o atleta de triatlon José Antonio Fidelis.

A ciclofaixa conectará ciclovias da cidade, criando uma rota ligando diferentes partes da cidade. No trecho da simulação, quem usar a ciclofaixa pode seguir do terminal do Hauer até o parque São Lourenço, passando pela ciclovia das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, avenida Mariano Torres, Passeio Público o parque São Lourenço. A ciclofaixa também ligará à ciclovia da Linha Verde.

Em apoio ao Dia sem Carro, a Associação Comercial do Paraná organizou um passeio de bicicleta na ciclovia da Mariano Torres até o Bosque do Papa. "É importante estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, e nosso objetivo aqui é chamar a atenção para o respeito aos ciclistas", disse o comerciante Osvaldo Nascimento.

Obras - A Prefeitura está terminando a primeira fase da licitação da ciclofaixa, e até o começo de outubro próximo, deve ser encerrada. A ciclofaixa é uma das ações do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba, que ampliará a malha cicloviária da cidade, que é mais de 100km.

Campanhas educativas também serão feitas, para incentivar a utilização da rede cicloviária da cidade, revelar o papel do ciclista na melhoria do trânsito e do meio ambiente e contribuir para que motoristas, pedestres e ciclistas convivam de forma harmônica e tenham segurança em seus deslocamentos.

A elaboração do Plano faz parte do programa Pedala Curitiba, que também prevê a recuperação da malha cicloviária atual, com sinalização em toda a rede existente. As calçadas feitas em asfalto desde 2005 pela Prefeitura serão analisadas e poderão ser incorporadas à infraestrutura cicloviária da cidade, conforme sua característica.

O Dia sem Carro também conta com atividades culturais, de saúde e de lazer no Mutirão do Trânsito na rua XV de Novembro, esquina com a Barão do Rio Branco. Barracas com atividades de trânsito, saúde, meio ambiente de lazer ficarão das 9h às 17 horas.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.