Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 23 de Setembro de 2010

Prefeitura capacita auxiliares de enfermagem

Cerca de 1,6 mil auxiliares de enfermagem das unidades básicas e de Saúde da Família da rede municipal de saúde participarão a partir desta quarta-feira (22), na Universidade Positivo, de um curso de atualização sobre atenção materno-infantil, da mulher e do adolescente. O evento será aberto pela secretária da Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, que define a oportunidade como uma estratégia para a redução dos indicadores de mortalidade infantil e materna. Em 2009 esses indicadores ficaram respectivamente em 8,9 por mil nascidos vivos e 16 por 100 mil habitantes - os mais baixos já registrados no município.
“Os auxiliares de enfermagem são parte essencial das equipes das nossas unidades de atendimento e, por isso, precisam estar permanentemente em dia com as necessidades do público variado que atendem”, observa Eliane. Entre as atribuições diárias desses profissionais estão o cadastramento e acompanhamento da situação de saúde dos pacientes, aplicação de vacinas, coleta de exames e visitas domiciliares. Com os auxiliares atuantes nas 8 unidades da rede de urgências médicas, que farão o curso em outra oportunidade, a categoria soma 2,3 mil profissionais.

Divididos em 12 turmas, os participantes revisarão tópicos sobre saúde da criança, sinais de alerta, puericultura, aleitamento materno, nutrição infantil e dados antropométricos, prevenção do câncer ginecológico, atenção ao adolescente e humanização do atendimento. A coordenadora de Enfermagem da Secretaria, Soriane Martins, explica que as aulas serão dadas por enfermeiros e nutricionistas experientes em suas áreas de atuação.

Com 24 anos de trabalho na Secretaria Municipal da Saúde, a auxiliar de Edmara Sílvia Batilani, da Unidade Estrela, na Regional Portão, fará parte da turma do próximo dia 30. Como durante os 10 anos em que atua nesse serviço de saúde ela vem se dedicando ao atendimento dos pacientes do programa de Saúde Mental, entende a capacitação como uma oportunidade de aumentar conhecimentos. “Todo conhecimento é extremamente válido para o aprimoramento pessoal e do trabalho que podemos fazer”, garante.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.