Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 25 de Setembro de 2010

Fórum discute inclusão da pessoa com deficiência

O 3º Fórum de Curitiba sobre Empregabilidade e Escolaridade da Pessoa com Deficiência foi aberto na noite desta quinta-feira (23), no Salão de Atos do Parque Barigui, pelos secretários municipais da Educação, Eleonora Bonato Fruet, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, e pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller.

A programação continua nesta sexta-feira (24) com debates sobre os recursos  tecnológicos oferecidos para ampliar a habilidade das pessoas com deficiência. Neste sábado (25), a Prefeitura promoverá o Dia da Cidadania Especial, com uma série de serviços para pessoas com deficiência, das 9h às 17h, no Centro de Treinamento do Parque Barigui.
 
"O fórum é uma possibilidade de reunir especialistas da área para discutir o tema e para orientar empresários, professores e educadores que contribuem com o futuro da pessoa com deficiência e sua completa inclusão na sociedade", disse Eleonora.

A abertura da programação teve a palestra Os Recursos Tecnológicos como Facilitadores no Processo de Inclusão no Mundo do Trabalho, com Romeu Kazumi Sassaki, consultor de inclusão social, e apresentação da Banda Show Affinitas, da APAE de Ponta Grossa.

O presidente da FAS destacou os projetos da Prefeitura para as pessoas com deficiência e suas famílias, como o Amigo Curitibano. O projeto reúne ações para a autonomia e socialização dos participantes e oferece atividades ocupacionais, sociais, culturais e de lazer e encaminhamento para os equipamentos sociais. O atendimento respeita hábitos de vida, aspectos psicológicos, sociais, físicos e educacionais da pessoa com deficiência.

"O Amigo Curitibano tornou-se uma ação prioritária da Prefeitura e busca fazer com que a pessoa com deficiência ocupe seu verdadeiro papel na sociedade. Antes, as ações eram voltadas ao assistencialismo e não faziam a inclusão verdadeira", disse Leandro.

Escola - A rede municipal de ensino desenvolve programas de capacitação inserir jovens com necessidades especiais no mercado de trabalho. O programa atende alunos das escolas municipais de Educação Especial Helena Antipoff, no Boqueirão, Ali Bark, no Seminário, e Tomaz Edison de Andrade Vieira, no Capão Raso.

No trabalho, os estudantes são acompanhados por professores, que dão orientações para o melhor desenvolvimento das atividades.

A abertura do fórum teve a participação de representantes de universidades, de estudantes e de empresas de recursos humanos que fazem recrutamento de pessoas com deficiência para o mercado. Claudia Aparecida Veras, da empresa Nossa Gestão de Pessoas e Serviços, participou do encontro e contou que o mercado oferece boas oportunidades.

"Em um ano, o número de vagas oferecidas aumentou 20%. Há vagas desde os cargos operacionais até os administrativos", disse Claudia.


PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (24)

MESA REDONDA

14h - Mesa A
Tema:
Empresa e Prestação de Serviço na contratação da PcD
Mediador: Romeu Sassaki
Palestrante: Regiane de Cássia Ruivo Maturo e Tereza Gosdal

14h - Mesa B
Tema:
Convivendo com a diversidade
Mediador: Professor Ronaldo V. Schwantes, diretor da Escola Municipal de Educação Especial Helena Antipoff
Palestrantes: Alexandre Prado Betti e Elianes Kleins

15h30 - debate

16h - visita às oficinas

Sábado (25)

Das 9h às 17h - Dia da Cidadania Especial, no Centro de Treinamento do Parque Barigui

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.