Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 30 de Setembro de 2010

Jardim Botânico iluminado para o Outubro Rosa

A estufa do Jardim Botânico, um dos cenários mais conhecidos de Curitiba,vai se iluminar de cor-de-rosa na noite dessa sexta-feira (1) para marcar o início do "Outubro Rosa", um mês de atividades dirigidas à prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa é promovido pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), com apoio da Prefeitura de Curitiba.

A Prefeitura de Curitiba vai aproveitar o Outubro Rosa para reforçar os alertas de prevenção contra o câncer de mama. A Secretaria Municipal da Saúde fará nesta sexta-feira (1º) uma ação especial na Boca Maldita, das 9h às 16h. Técnicos da área da saúde vão distribuir folhetos e prestar informações sobre o assunto na tenda especialmente montada para a ocasião.

O esclarecimento das mulheres sobre o câncer de mama e a oferta de mamografias a partir dos 50 anos de idade fazem parte do programa de atenção à saúde feminina Mulher Curitibana, implantado em novembro do ano passado. "O programa reflete o cuidado que a cidade tem com a saúde das mulheres", afirma o prefeito Luciano Ducci.

Desde o lançamento do Mulher Curitibana, foram realizadas cerca de 85 mil mamografias. "E a rede municipal de saúde tem condições de agendar mais exames a partir das unidades de saúde”, explica a coordenadora do programa, Rosilei Antonievcz.

A seleção dessa faixa etária se explica pelo fato de 59% dos casos da doença – que é o tipo de neoplasia que mais incide e mais mata as mulheres – acontecerem a partir dessa fase da vida. Segundo Rosilei, “quanto mais mulheres conscientes da importância do diagnóstico precoce, menores serão as vidas perdidas para a doença”.

Mulheres mais jovens e expostas a situações de risco, como ter casos próximos da doença na família (na mãe ou irmã), também têm indicação para fazer o exame periódico. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima do local de residência, onde a interessada fará a avaliação clínica periódica e os exames que o médico requisitar.

Histórias de Outubro ? No Estado do Paraná, o movimento Outubro Rosa começou com o projeto “Vamos Vestir Curitiba de Cor-de-Rosa”, desenvolvido em 2005, evoluindo para o projeto “Vamos Vestir o Paraná de Cor-de-Rosa” sendo base para o projeto que viria a se tornar lei estadual, sendo desenvolvidas ações de prevenção nos municípios paranaenses.

Em 2008, em Curitiba, foi iluminado pela primeira vez de cor-de-rosa o Teatro Ópera de Arame, seguindo diretrizes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA. Paralelamente, foram executadas ações com o Chamado Rosa Móvel, veículo cedido pela FEMAMA. Já em 2009, foi a vez da Estufa do Jardim Botânico, do Paço da Liberdade e da torre da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) serem iluminados.

O Outubro Rosa é um movimento mundial, que teve início em 1977 nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama. O movimento consiste em iluminar de rosa monumentos, locais públicos, ruas, vitrines do comércio e outros equipamentos, para sensibilizar a sociedade sobre a importância do exame periódico de mamografia, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação do câncer de mama.

Informações:

Assessoria de Imprensa HUMSOL
e-mail - humsol.humsol@gmail.com
http://humsol.blogspot.com
Tania Mary Gomez - 41. 9141.4830 (taniagomes601@hotmail.com)

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.