Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 5 de Maio de 2010

Consórcio credenciará aterros temporários para o lixo da RMC

O Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos fará o credenciamento de áreas na Região Metropolitana que estão em processo de implantação de aterros sanitários particulares para receber o lixo urbano de Curitiba e região metropolitana. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (4), em assembleia que reuniu prefeitos e representantes dos 19 municípios integrantes do Consórcio. É uma solução para o tratamento do lixo dos municípios que usam o aterro da Caximba, até a implantação do Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (SIPAR), que substituirá definitivamente a Caximba.

O aterro de Curitiba parará de receber lixo em novembro. O credenciamento de outros aterros para receber as 2,4 toneladas de lixo produzidas diariamente nos municípios é solução até o desfecho da licitação do SIPAR, que começou em 2007 e aguarda decisões judiciais que definam o andamento do processo. O SIPAR usará tecnologias industriais para aproveitar no mínimo 85% do lixo que hoje é enviado a Caximba.

"A proposta do credenciamento de aterros é a melhor alternativa ambiental até que uma solução mais moderna e definitiva seja concretizada. Essa medida técnica e legal também evita disputas entre as empresas que estão em processo de instalação de aterros", destacou o prefeito de Curitiba Luciano Ducci, que participou da primeira Assembleia como presidente do consórcio metropolitano do lixo.

O edital de credenciamento será lançado ainda em maio. Uma das principais exigências do Consórcio às empresas é a apresentação, até 1º de setembro, das licenças ambientais de operação. Atualmente, Itaperuçu, Fazenda Rio Grande e Mandirituba contam com áreas em processo de licenciamento de aterros particulares na região metropolitana.

A assembleia, que aconteceu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, também aprovou o ingresso do município de Tunas do Paraná no Consórcio. Com a entrada de Tunas, 20 dos 26 municípios da Região Metropolitana passam a discutir soluções integradas de gerenciamento e tratamento de lixo urbano.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.