Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 6 de Outubro de 2010

FAS apresenta programa de Acolhimento Familiar

A Fundação de Ação Social (FAS) realizou nesta terça-feira (5) uma palestra sobre o programa de Acolhimento Familiar em Curitiba para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba). A apresentação aconteceu durante a 9ª Reunião Ordinária do Comtiba, realizada na sede da FAS, no bairro Campo Comprido.

“A busca pela garantia de direitos das crianças e adolescentes exige uma grande interação entre o Conselho Municipal e o órgão gestor da assistência social do município”, disse o presidente do Comtiba e da FAS, Leandro Meller. “Esta apresentação visa ajudar os conselheiros a compreenderem melhor o funcionamento do programa e tirarem dúvidas sobre os encaminhamentos e trâmites do acolhimento familiar”.

O serviço de acolhimento familiar visa encaminhar crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco para residências de famílias acolhedoras cadastradas até que sua família de origem possa recebê-la de volta. O programa atende crianças entre 0 a 12 anos e adolescentes de 12 a 18 anos incompletos.

Durante a palestra foram destacadas as ações e evolução dos serviços de acolhimento familiar no município, bem como foi abordado os aspectos jurídicos da Lei Federal n.º 12.010/2009, que dispõe sobre o aperfeiçoamento da sistemática prevista para a garantia do direito a convivência familiar para todas as crianças e adolescentes.

Atualmente o programa de Acolhimento Familiar atende 43 crianças e adolescentes e conta com 29 famílias cadastradas. Também são realizados encontros com as famílias para realização de orientações e acompanhamento do desenvolvimento das crianças e adolescentes.

“A disseminação de informações sobre o programa é fundamental para estimular o cadastro de famílias aptas a participarem do acolhimento familiar”, disse a diretora da FAS, Claudia Foltran. “Recebendo o carinho e atenção necessários, estimulamos o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes, enquanto podemos ajudar suas famílias de origem a superar suas dificuldades para recebê-los novamente”.

Confira os requisitos para uma família se cadastrar no programa de Acolhimento Familiar

- O responsável deve ter mais de 21 anos
- Deve possuir condições favoráveis de saúde física e mental
- Possuir um ambiente familiar favorável ao desenvolvimento da criança/adolescente
- Não ter envolvimento de nenhum membro da família com dependência química
- Possuir aptidão para cuidado com crianças e adolescentes
- Existir concordância dos membros da família
- Possuir condições materiais e econômicas favoráveis
- Ausência de pendências junto as Varas da Infância e da Juventude e ou Conselho Tutelar.

Comtiba - Órgão deliberativo e formulador das políticas de atendimento a criança e adolescente, formado por seis representantes indicados pelo Governo Municipal e seis representantes eleitos da Sociedade Civil Organizada. É responsável pela avaliação, regulamentação, fiscalização e determinação desta política em Curitiba.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.