Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 11 de Outubro de 2010

Baile da terceira idade na Regional CIC

A Fundação de Ação Social (FAS) promoveu nesta sexta-feira (8), na Regional CIC, um baile em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. Cerca de 100 idosos participantes das atividades desenvolvidas no Centro de Atividade para Idosos (CATI) e Grupos de Convivência da Regional CIC prestigiaram o evento, que foi realizado no salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

“Os bailes estimulam o convívio social e oferecem um momento de descontração, onde os idosos podem por em prática as atividades que desenvolvem nos grupos de convívio”, disse a educadora social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Sandra, Danielle do Rocio. “Todas as ações realizadas pela FAS voltadas para a terceira idade visam o envelhecimento ativo e a sua participação ativa na comunidade”.

Durante toda a tarde os idosos dançaram e se divertiram embalados por uma banda formada por instrutores e participantes das ações socieducativas da FAS. Também aconteceram apresentações de tango e twist por idosos integrantes das turmas de dança e dança sênior realizadas nos grupos de convivência.

“Os bailes são sempre muito alegres e bonitos, onde passamos momentos de lazer ao lado de nossos amigos. Torna o dia mais especial, pois sempre que participo dos encontros, festas e passeios me sinto rejuvenescida”, disse a idosa Mara José do Prado, de 68 anos.

Todos os idosos participantes das atividades socioeducativas contribuíram para a criação dos enfeites e lembranças distribuídas durante a festa. “As atividades nos grupos de convivência ajudam a reforçar os nossos laços de amizade, pois tratam de temas que todas temos interesses e estimulam a interação e autonomia de cada um”, disse Irene Martins, de 85 anos.

Atendimento ao Idoso - Até julho de 2010, mais de 6.539 idosos participaram de atividades ofertadas pela FAS nos Grupos de Convivência e Centros de Atividades para Idosos (CATI), onde realizam atividades de interesse em comum, que fortalecem o sentimento de pertencimento, o convívio social, a integração e os laços de amizade.

Na área de proteção social básica, a FAS disponibiliza os 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), unidades descentralizadas que oferecem serviços destinados à prevenção de situações de risco e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Também se destacam os atendimentos realizado nos nove Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e unidades de proteção social especial, que atendem idosos, adultos crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e com os direitos violados.

A FAS também conta com duas unidades Centro Dia, uma no Juvevê, na rua Barão dos Campos Gerais - 970, e outra no Tarumã, rua Konrad Adenauer - 576, que oferecem atividades socioeducativas para idosos no período da manhã e da tarde. Atualmente cada unidade atende 20 idosos.

Confira abaixo os serviços oferecidos pela FAS a população idosa:

- 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS);
- 9 Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS);
- 10 Unidades de Atendimento;
- 7 Centros de Atividades para Idosos - CATI's;
- 164 Grupos de Convivência;
- Rede de Serviços: atividades culturais, físicas, artesanato e oficinas de produção;
- Albergue para idosos em situação de rua;
- Abrigo para idosos ex-moradores de rua;
- 2 Centro Dia;
- Instituições de longa permanência conveniadas;
- Programa qualidade em instituições de longa permanência;
- Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicílio – SAV;
- Central de Resgate Social.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.