Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 11 de Outubro de 2010

Encontro debate direitos da pessoa idosa

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, participou nesta quarta-feira (6) da reunião ampliada do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Comemoração ao Dia Internacional do Idoso. O encontro teve como objetivo discutir o atendimento e as políticas públicas que visam à defesa e garantia de direito da pessoa idosa.

“Eventos como este buscam discutir o atendimento e estimular a troca de idéias entre os órgãos governamentais e sociedade civil no objetivo de aprimorar e ampliar os atendimentos e programas voltados a pessoa idosa”, disse Leandro Meller. “Todos os idosos merecem nosso respeito e valorização, por aquilo que já construíram e contribuíram para a sociedade e por todo o conhecimento que repassam para as novas gerações”.

Cerca de 150 pessoas, entre idosos e representantes de entidades, participaram do evento, que foi realizado no auditório do Ministério Público do Estado do Paraná, no bairro Centro Cívico. Também estiveram presente na reunião o Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Bohdan Metchko Filho e o Secretário Geral do Fórum Paranaense do Idoso, José Aparecido Pinto.

Antes do início da programação do encontro, o Coral Felicidade, da Paróquia Divino Espírito Santo do Bairro São Lourenço, realizou uma apresentação em homenagem ao Dia Internacional dos Idosos.

Em seguida houve o lançamento da 4ª edição da Cartilha “Atenção à Pessoa Idosa – Manual de Prevenção de Acidentes”, de autoria do Dr. Luiz Bodachne
A cartilha aborda a questão do envelhecimento, no objetivo de prolongar a vida da pessoa idosa e mantê-la na sua plena capacidade funcional, com autonomia e independência.

Na sequência foram iniciadas as atividades da mesa redonda, que contou com uma apresentação do presidente da FAS sobre os serviços e ações desenvolvidos pelo município para o público idoso. No início de sua apresentação, Leandro Meller destacou que Curitiba possui aproximadamente 194 mil idosos, que representam 10,70% da população.

Para atender esta população, a Prefeitura desenvolve diversas ações no propósito de oferecer um envelhecimento ativo e saudável, que estimula a participação na sociedade e a valorização do idoso. Na área da saúde, o presidente da FAS ressaltou o trabalho de fisioterapia, que já realizou mais de 8 mil atendimentos em 2010, e as campanhas de alimentação para uma vida saudável.

Destacou também a construção do Hospital do Idoso, que já está com 70% de sua obra concluída, e projetos integrados da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal da Educação. Ressaltou as instalações das Academias ao Ar Livre e o atendimento integral ao idoso realizado na Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho, que oferta serviços médicos; odontológicos; atividades terapêuticas; lúdicas e de convivência.

“O atendimento ao idoso é um dos principais focos de planejamento e execução de ações da Prefeitura de Curitiba”, disse Leandro Meller. “De projetos de urbanização até ações culturais, tudo é realizado de maneira integrada no objetivo de melhorar a qualidade de vida e buscar a garantia de direitos da população idosa”.

Um dos principais projetos realizado pela Prefeitura, em parceria com o CMDPI, em 2010 foi a campanha “Respeito ao Idoso no Trânsito”, que buscou orientar a população sobre as vagas no estacionamento e no transporte público destinadas a pessoa idosa, conforme previsto no Estatuto do Idoso. Em Curitiba existem 8.260 vagas regulamentadas, 5% são reservadas ao idoso, conforme determina o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Assistência Social – Leandro Meller também ressaltou a importância da aproximação dos poderes públicos com as entidades sociais que ofertam serviços a população idosa. Atualmente o CMDPI conta com 48 entidades inscritas, que participam ativamente das reuniões deliberativas do Conselho Municipal e contribuem para o aprimoramento do atendimento ao idoso em Curitiba.

Entre as ações desenvolvidas pela FAS, destacou os atendimentos realizados nos 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que oferecem serviços de proteção social básica, destinados à prevenção de situações de risco e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Ressaltou também as atividades desenvolvidas nos 7 Centros de Atividades para Idosos (CATI) e nos 164 Grupos de Convivência, que juntos contam com 6.539 idosos participantes. Falou também da importância do atendimento realizado nos 9 Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e unidades de proteção social especial, que atendem idosos, adultos crianças e adolescentes em situação de risco.

Confira abaixo os serviços oferecidos pela FAS a população idosa:

- 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS);
- 9 Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS);
- 10 Unidades de Atendimento;
- 7 Centros de Atividades para Idosos - CATI's;
- 164 Grupos de Convivência;
- Rede de Serviços: atividades culturais, físicas, artesanato e oficinas de produção;
- Albergue para idosos em situação de rua;
- Abrigo para idosos ex-moradores de rua;
- 2 Centro Dia;
- Instituições de longa permanência conveniadas;
- Programa qualidade em instituições de longa permanência;
- Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicílio - SAV;
- Central de Resgate Social.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.