Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 14 de Outubro de 2010

Alunos municipais com o "Pé no Palco"

O sentido da vida. É o título da peça encenada na manhã desta quinta-feira (14) por alunos de escolas públicas municipais que participam do projeto “Viver com Arte”, de iniciativa da Companhia Pé no Palco.

Pela primeira vez, este grupo de 42 crianças enfrentou o público – também de estudantes da rede pública – e vivenciou a experiência artística. No palco, elas descobrem que o teatro, além de despertar o interesse cultural, pode se transformar em um meio de interatividade e incentivo as atividades escolares.

Desde que foi criado, em 2004, o “Viver com Arte” já atendeu gratuitamente mais de 300 crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais.

A atriz e coordenadora do projeto Fátima Ortiz confirma a função educativa do projeto. “Sempre tivemos este plano de atender as crianças que não têm condições de pagar para ter contato com o teatro. Nosso principal objetivo é desenvolver a consciência criativa e os valores humanos. As crianças que passam por aqui têm inclusive melhorado seu desempenho escolar”, disse.

Cássia Cristina de Andrade, aluna da 3ª série da Escola Municipal Donatilla Caron, encontrou no teatro uma forma de aprender com os personagens. “Cada peça e personagem tem suas características. É importante conhecermos várias realidades. Tenho mais vontade de estudar e aprender depois que comecei as aulas de teatro”, afirmou.

Já a aluna da 3ª série da Escola Municipal Vila das Torres, Thainá Silveira Rosa, garante que o teatro estimula a criatividade. “Também ajuda a gente a perder a vergonha de falar com os outros. Quando estamos no palco temos que enfrentar as reações de quem está assistindo e temos que aprender a lidar com isso”.

A diretora de produção do projeto, Giselle Lima , diz ter ficado surpresa com a desenvoltura das crianças. “Tivemos um retorno muito mais rápido do que esperávamos. As crianças realmente se interessam pelo teatro e se esforçam para participar”, disse.

Nova parceria

O Pé no Palco acaba de firmar uma parceria com o Instituto Arandú, criado e mantido por europeus, que realiza projetos sociais para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Desde agosto, uma turma com 25 alunos, de 9 a 14 anos, começou a ter aulas semanais de teatro na escola.

Para muitos, este é o primeiro contato com o mundo das artes. A parceria foi realizada através da Fundação Iniciativo, entidade criada por empresários locais e que também trabalha com o mesmo público infantil.


Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.