Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 20 de Outubro de 2010

Hortas comunitárias melhoram qualidade de vida

Reforçar o convívio social, estimular a alimentação saudável, aumentar a autoestima e ampliar os conhecimentos. Estes são alguns dos objetivos dos projetos de hortas comunitárias desenvolvidos pela Fundação de Ação Social (FAS) nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

"Além de oferecerem a oportunidade de cultivar e consumir alimentos orgânicos e saudáveis, as hortas comunitárias proporcionam a possibilidade para os moradores da comunidade se conhecerem", disse o presidente da FAS, Leandro Meller. "O projeto estimula a educação alimentar e ambiental, bem como funciona como um grupo de convivência, fortalecendo vínculos sociais e de amizade entre os participantes".

É o caso do idoso Nelson Herdes, de 63 anos, que afirma ter superado a depressão e a tristeza com o apoio dos amigos e o trabalho na horta no CRAS Vila Sandra. "Quando comecei a participar do grupo, estava bastante solitário e deprimido, mas aqui encontrei amigos verdadeiros, que me ajudam e apóiam diariamente".

Duas vezes por semana, Nelson acorda cedo para regar e conversar com a plantação, pois afirma que apenas com carinho e atenção elas se desenvolvem. Porém, nas raras ocasiões em que não pode comparecer, sabe que outros participantes de seu grupo irão oferecer o mesmo cuidado e dedicação para a horta.

"A melhor coisa da horta é que conhecemos novas pessoas, formamos um novo círculo de amizade, que sabem das qualidades e dificuldades de cada um", disse Maria Patricia da Silva, 57 anos. "Dessa forma, unimos esforços que resultam em uma atividade prazerosa e divertida para todos".

Outro participante que destacou a importância da horta comunitária para sua vida foi José Martins, de 63 anos. "Quando minha esposa faleceu, me senti perdido e sem horizonte. Comecei a me recuperar com as atividades na horta, que são muito relaxantes e me lembraram dos velhos tempos em que trabalhava na roça, e as amizades, que foram um grande reforço para recuperar minha autoestima", disse.

Atualmente a horta comunitária do CRAS Vila Sandra conta com 17 famílias participantes. Além do plantio de vários tipos de hortaliças - alface, couve, salsa, repolho, dentre outras, cultivam temperos e plantas medicinais.

Toda a colheita é divida entre o grupo, que também distribui para comunidades e amigos. "Foi uma forma que encontramos para estimular uma alimentação mais saudável, pois tudo o que cultivamos é orgânico", disse a idosa Laura Andreiu, de 66 anos. "Graças à dedicação de cada um, que ensina ao outro o que sabe, hoje temos um grupo muito unido e uma horta com uma grande variedade de alimentos".

"É uma enorme satisfação acompanhar o trabalho dos participantes da horta, pois demonstram entusiasmo e vontade em cada etapa, participando mais do dia a dia da comunidade e desenvolvendo constantemente suas habilidades", disse a educadora social do CRAS Vila Sandra, Vera Maria.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.