Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 21 de Outubro de 2010

FAS tem projeto piloto para empregabilidade

A Fundação de Ação Social (FAS) iniciou este ano o projeto piloto “Empreendedorismo e Empregabilidade”, que visa qualificar e preparar a inserção dos participantes no mercado de trabalho. Atualmente o projeto conta com 16 grupos em oitos Regionais da Prefeitura.

Coordenado pela Diretoria de Geração de Trabalho e Renda da FAS, o projeto dura entre quatro a seis meses e desenvolve atividades e cursos no objetivo de fortalecer a autoestima, os vínculos comunitários e desenvolver habilidades empreendedoras. É dividido em três etapas, planejadas e executadas de acordo com a metodologia CEFE - Competência Econômica na Formação de Empreendedores.

“O projeto incentiva o ciclo vivencial, ou seja, o aprendizado pela ação”, disse o coordenador de Geração de Renda da FAS, Luciano Martins Oliveira. “Por meio de atividades lúdicas, buscamos ampliar os conhecimentos e preparar os participantes para os cursos de qualificação profissional e, posteriormente, sua inserção no mercado de trabalho”.

A primeira etapa do projeto, chamada “Comportamento Empreendedor”, é composta por 13 encontros e busca promover o desenvolvimento pessoal dos participantes. Visa incentivar o trabalho em equipe, o reconhecimento de suas habilidade e capacidades, bem como identificar os interesses profissionais do grupo.

Para isso, realiza atividades que estimulam a criatividade, o aprendizado de valores éticos, de cidadania e a comunicação. Entre essas atividades, está a confecção de um diário, utilizado pelos participantes do projeto para descreverem o que aprenderam e desenvolveram em cada encontro.

Patrício Peres Fernandes, de 28 anos, ingressou no projeto na Regional Santa Felicidade na metade de setembro, quando iniciaram as primeiras turmas. Apesar de ainda estar na metade da primeira etapa do projeto, já consegue destacar os avanços e aprimoramentos de suas habilidades profissionais e pessoais.

“Desde que entrei no programa, percebi o valor do trabalho em equipe, da perseverança e ganhei mais autoconfiança. Percebi que para alcançar meus sonhos, tenho que criar condições para que eles aconteçam”, disse Patrício, que indica para seus amigos o projeto.

“Logo começaremos a fase de qualificação profissional e espero trazer novas pessoas para o grupo, que é muito unido e procura ajudar um ao outro para que todos encontrem oportunidades de trabalho no futuro”.

A fase de qualificação profissional citada por Patrício é a segunda etapa do projeto. Consiste na participação em cursos do programa de Qualificação Profissional Liceus de Ofícios, que será ofertado aos participantes do projeto, de acordo com a vocação profissional e interesses apresentadas por cada turma.

Ao término dos cursos de qualificação, é iniciada a terceira e última etapa do projeto, que busca orientar os participantes a respeito de técnicas de apresentação durante entrevistas de emprego, como elaborar um currículo e destacar as principais qualidades profissionais de cada participante do projeto.

O projeto é direcionado ao público em situação de vulnerabilidade social atendido nos 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Curitiba. Durante todas as etapas do projeto, técnicos dos CRAS acompanham as atividades e desenvolvimento do grupo.

“Este projeto foi criado com o objetivo de ampliar e descentralizar ainda mais as ações de geração de trabalho e renda", disse a diretora da FAS, Ana Ghignone. “Dessa maneira, pretendemos atingir a população que se encontra em condição maior de vulnerabilidade social e econômica, capacitando mais pessoas e contribuindo para criar novas oportunidades de trabalho, que resultam na melhoria da qualidade de vida de suas famílias”.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.