Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 23 de Outubro de 2010

Antidrogas capacita parceiros do Litoral e RMC

Professores, guardas municipais, conselheiros tutelares, policiais militares, presidentes de associações e líderes religiosos de sete municípios do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba – Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná, Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande, Colombo, Campo Magro e Araucária – iniciaram, nesta sexta-feira (22), o 4.º Curso de Atualização e Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas.

Trinta e cinco participantes receberão, até o fim de novembro, de psiquiatras, psicólogos e consultores da Secretaria Municipal Antidrogas conhecimentos teóricos e práticos que poderão ser repassados e aplicados em suas comunidades. O treinamento acontece sempre às sextas-feiras. Iniciativa da Secretaria Antidrogas, o curso é ofertado desde 2009, com duas edições por ano. Neste período, mais de 100 multiplicadores foram capacitados.

A superintendente da Secretaria, Rosane Ferrante Neumann, explica que a cada nova edição a procura pelo curso tem aumentado. “Temos evoluído e nos aperfeiçoado. Droga é um tema muito complexo.

Assim, precisamos desenvolver abordagens diferenciadas para crianças, jovens e adultos. A procura tem superado nossas expectativas”, diz. O treinamento é certificado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Parcerias – Quando foi criada em 2008, a Secretaria Antidrogas foi formatada para ir além das fronteiras da capital. Ao longo destes mais de dois anos já foram firmadas parcerias com sete municípios paranaenses.

A diretora de Prevenção e Reinserção Social da Secretaria e coordenadora do curso, Valéria Abrão, afirma que não basta os municípios parceiros criarem o departamento antidrogas. “Sem os cursos, os voluntários não têm condições de abordar o tema. Hoje, as igrejas são nossas grandes parceiras com o trabalho de recuperação”.

A conselheira tutelar de Matinhos, Ivonise Marques, garante que a iniciativa da Antidrogas é fundamental. “Não temos este tipo de capacitação lá na minha cidade. O combate ao uso de drogas em Matinhos é muito complicado. Além da demanda local, na temporada recebemos usuários de todas as regiões do Paraná e até de outros Estados. Esse conhecimento que estou adquirindo será repassado”, afirma.

Representante da Igreja Metodista do bairro Bacacheri, Ivonete Cardoso, defende que a capacitação seja estendida a um público maior. “É importantíssimo que os pais e jovens saibam dos efeitos catastróficos das drogas”.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.