Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Domingo, 7 de Novembro de 2010

Conselho da Cidade - Concitiba discute Copa do Mundo e Linha Verde

Os membros do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) puderam atualizar na reunião desta quinta-feira (4) as informações a respeito dos preparativos de Curitiba e do Paraná para a Copa do Mundo de 2014. Com a participação de conselheiros titulares e suplentes, além do secretário especial para assuntos da Copa 2014 do Governo do Estado, Algaci Tulio, o representante da Comec (Coordenação da Região Metropolitana) Gil Polidoro e a engenheira Susana Costa, da assessoria técnica da Copa, que funciona no IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), esclareceram o que cada área envolvida nos preparativos para a Copa está fazendo.

O PAC da Copa, denominado também PAC da Mobilidade por contemplar obras voltadas à mobilidade, investirá na Grande Curitiba cerca de 444 milhões de reais, recursos que serão financiados pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado.  Gil Polidoro explicou que a maior obra prevista, entre as que serão financiadas pelo Governo do Estado, está o Corredor Metropolitano. Numa extensão de aproximadamente 60km, o novo eixo permitirá a ligação dos municípios de Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, extremo sul de Curitiba e Araucária, com a requalificação e melhorias de vias existentes. Estas obras deverão começar em 2011.

Ele informou que algumas das obras contempladas no financiamento de Curitiba  como as ligações que vêm do aeroporto – avenidas Comendador Franco e Marechal Floriano Peixoto – terão a sua continuidade no município vizinho de São José dos Pinhais, garantidas pelo financiamento do Estado e serão compatibilizadas com os projetos feitos em Curitiba. O mesmo cuidado será tomado em relação ao Sistema Integrado de Mobilidade.

Susana Costa destacou o impacto da realização do evento no Brasil e apontou dados de estudos feitos pelo Governo Federal, que revelam que o investimento em infraestrutura no país chegará a 33 bilhões de reais. Os cálculos indicam que serão criados 330 mil empregos permanentes e 380 mil temporários. A arrecadação de impostos deverá chegar a 16,8 bilhões. O país receberá 3,7 milhões de turistas a mais nos meses de junho e julho de 2014, segundo o levantamento.

Ela enfatizou que, além das obras de infraestrutura que serão feitas não apenas com recursos do financiamento do PAC, empregos, renda e arrecadação de impostos, aspectos que trazem benefícios antes mesmo da realização da Copa, beneficiarão o Paraná. Durante o evento, o fluxo de turistas dará visibilidade à cidade e ao estado, levando a imagem para fora do Brasil.

Além do Concitiba, o tema Copa do Mundo tem o acompanhamento feito pelo Comitê Organizador Local (LOC/FIFA), Sistema de Monitoramento da Copa do Governo Federal, Controladoria Geral da União (Portal Transparência), Rede de Fiscalização e Controle da Copa 2014 da Câmara dos Deputados, Advocacia Geral da União, Ministério Público Federal e Estadual, Tribunal de Contas da União e do Estado, Procuradoria Geral do Estado e do Município, Comitê Executivo Estadual e ainda as Comissões da Copa 2014 da Assembléia Legislativa do Paraná e Câmara Municipal de Curitiba.

Os conselheiros que assumiram recentemente o mandato conheceram com detalhes o tema. Os que já eram conselheiros tiveram a oportunidade de atualizar o assunto que já foi apresentado e discutido no Concitiba em 2009. Todos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas. Alguns deles demonstraram preocupação com a Praça Afonso Botelho, em frente ao estádio, e foram informados que ela continuará sendo um espaço público que será renovado. O projeto específico deste espaço ainda não foi desenvolvido.

Linha Verde – Durante a reunião do Concitiba também foram apresentados os estudos para a definição da localização dos polos da Linha Verde Norte, áreas de ocupação diferenciada nas quais serão permitidos prédios mais altos com uso misto – habitação, comércio e serviço – que favorecerão o adensamento da região e a real transformação da Linha Verde em novo eixo de desenvolvimento da cidade. A definição dos polos também garantirá o aproveitamento de toda a infraestrutura que será implantada pela Linha Verde. Os polos da Linha Verde Sul foram definidos por lei em 2008.

No caso da Linha Verde Norte estão sendo adotados como critérios as áreas localizadas no entorno dos binários, nas primeiras quadras junto à antiga BR e próximos às estações de transporte. Com a possibilidade de implantação de edifícios com altura livre, os polos serão marcos, referências importantes para cada região, além de serem áreas com grande potencial de renovação. Os polos previstos na Linha Verde Norte são Affonso Camargo, Tarumã, Fagundes Varela, Jardim Solar e Atuba. O estudo apresentado ainda será apreciado pelos conselheiros.

Participam do Conselho da Cidade de Curitiba representantes dos movimentos populares, setores produtivos, profissionais academias e organizações não governamentais e o setor público municipal (Prefeitura e Câmara Municipal).

Nesta reunião, estiveram presentes os conselheiros que representam os movimentos populares, Roque Basso (Associação dos Moradores do Parigot de Souza), Luiz Antunes Rodrigues (Autraco), Luiz de Mauro (Femopar) e Izael Aquino da Silva (Unicamp). Dos setores produtivos, estiveram presentes os conselheiros Hélio Bampi (FIEP), Marcelo Melek (Sindicato da Indústria Química e Farmacêutica) e Ubiraitá Antônio Dresch (Sinduscon). Rivail Vanin Andrade (Universidade Positivo), Larissa do Rocio Antezana (Federação dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), Andrea Braga (CRESS) e Valdir Mestriner (Sindiurbano) representaram os profissionais, academia e ongs. O setor público municipal foi representado pelos conselheiros vereador Paulo Frote (Câmara Municipal), Ricardo Bindo e Teresa Torres (Ippuc), Alfredo Trindade (Secretaria do Meio Ambiente), Mauro Rocha (PGM), Teresa de Oliveira (Cohab), Magali Breda (FAS), Roberto Marangon (Secretaria do Urbanismo) e Edison Reva (Secretaria de Assuntos Metropolitanos). Entre os observadores, participaram técnicos do Ippuc, a secretária municipal do Urbanismo, Suely Hass, Aristides da Veiga, da secretaria de Finanças e Danielle Rattman Colim (MP-PR).


Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.